Por que Van Nistelrooy é odiado pelo Arsenal e protagonizou cena emblemática sendo xingado por rival (que não se arrepende)

Koninklijke Nederlandse Voetbalbond

Ruud van Nistelrooy era um dos jogadores mais odiados pela torcida do Arsenal pela época em que defendeu o Manchester United, entre 2001 e 2006. Atualmente treinador do PSV, ele irá reencontrar os Gunners em jogo válido pela Europa League, nesta quinta-feira, às 13h45 (de Brasília).

Apesar de ser ter sido um grande artilheiro, o holandês não despertou a ira dos antigos rivais por causa dos gols marcados, já que balançou as redes apenas duas vezes em 12 duelos – quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas – contra o time londrino.

A razão por tamanha rivalidade vem de uma grande polêmica ocorrida no empate por 0 a 0 durante a temporada 2003/04 da Premier League.

Os times, que disputavam o título, eram grandes adversários naquele momento na Inglaterra e tinham um histórico de duelos cheios de tensão. Em Old Trafford, não foi diferente.

Aos 34 minutos do segundo tempo, Patrick Vieira, do Arsenal, caiu no chão após uma dividida com o holandês e fez um movimento de coice. A perna passou do volante longe do adversário, mas o atacante pulou para trás.

Vieira acabou expulso e deixou a equipe londrina com um homem a menos.

No fim do segundo tempo, Nistelrooy poderia ter se consagrado. Ele teve a chance de tirar a invencibilidade dos Gunners, mas cobrou a penalidade com muita força e acertou o travessão do goleiro Jens Lehmann.

Logo após o lance, Martin Keown correu até o centroavante e passou a insultá-lo de todas as formas. E foi acompanhado por vários colegas dos Gunners, que empurraram o atacante.

A raiva de Keown não era só pelo lance que ele considerava uma trapaça do adversário. Ele havia se envolvido em outras três confusões em jogos anteriores com Nistelrooy e quase perdeu a Copa do Mundo de 2002 por causa de um pisão que recebeu do centroavante.

“As pessoas me perguntam sobre a ‘Batalha de Old Trafford’ quase diariamente há quase 20 anos. Mas o contexto é muitas vezes esquecido”, disse ao jornal Daily Mail.

O empate ajudou o Arsenal a ser campeão invicto da Premier League, algo que nunca mais foi conseguido por outra equipe.

Após o episódio, o Arsenal e os jogadores dos Gunners foram punidos com multas que custaram cerca de 275 mil libras. Keown recebeu a punição um gancho de três jogos, enquanto outros colegas também foram suspensos.

“Senti que a justiça foi feita e meus companheiros de equipe também. Olhando para trás, talvez pudéssemos ter atenuado nossa reação. Mas aconteceu no calor do momento e não me arrependo de nada que fiz. Eu certamente não tenho nenhum problema em relação a Van Nistelrooy hoje. O que aconteceu, aconteceu”, disse Keown.

Após a partida, Van Nistelrooy nunca mais perdeu para os Gunners na Premier League. No entanto, só anotou mais um gol na vitória por 2 a 0 em Old Trafford, em 2004, justamente o jogo que derrubou a série invicta do rival. Em 2005, saiu derrotado pelo United na final da FA Cup para o Arsenal.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário