Uma das empresas que levaria torcedores do Flamengo para o Equador, país-sede da final da Copa Libertadores da América neste sábado (29), teve de cancelar alguns de seus voos em razão do risco de erupção do vulcão Cotopaxi. Em comunicado à imprensa, a Outsider Tours afirmou estar trabalhando para realocar os passageiros em outros voos.
“Tendo em vista e já noticiado em vários veículos de imprensa sobre o risco de erupção do vulcão Cotopaxi, localizado próximo a Quito, a subsidiária da empresa Latam, na qual tínhamos o contrato de fretamento para Guayaquil, veio a cancelar os aviões tendo em vista possibilidade de erupção, impossibilitando os voos na data de 27 de outubro. Estamos trabalhando para acomodação no voo, para os dias 28 e 29 de outubro de 2022”, informou a Outsider Tours.
“O motivo desse meu comunicado é avisar a vocês que tiveram problema no voo do dia 27, de 1h, que vocês vão ser realocados para voos no dia 27, às 10h40 da manhã e às 23h50. A gente fez de tudo depois de o nosso parceiro no fretamento não honrar com os compromissos que estavam acordados. Nossa equipe em breve entrará em contato com vocês, pedimos desculpa pelo transtorno e qualquer coisa é só nos procurar”, informou Fernando Sampaio, um dos sócios da Outsider Tours, em vídeo enviado aos clientes afetados pela mudança.
Protesto de torcedores
Na manhã desta quinta-feira (27), torcedores que foram afetados pelos cancelamentos protestaram contra a empresa no aeroporto internacional do Rio de Janeiro e na sede da Outsider Tours. A insatisfação dos clientes também foi manifestada nas redes sociais. A Latam, que seria responsável pelo fretamento dos voos, nega que tenha firmado qualquer contratado com a empresa.
Alerta amarelo no Cotopaxi
Na última quarta-feira (26), o Serviço Nacional de Gestão de Riscos e Emergências (SNGRE) do Equador, que emitiu “alerta amarelo” para o vulcão, explicou que a medida é preventiva e que o risco de erupção é mínimo.
“O alerta amarelo foi emitido com uma abordagem preventiva com o objetivo de reforçar a preparação da população, instituições e autoridades nacionais e locais, a par do reforço dos planos de contingência existentes, dos simulacros e da continuidade dos processos de preparação da população”, explicou o SNGRE, que finalizou:
“O alerta amarelo preventivo do vulcão Cotopaxi, no momento, não representa um risco escalável que possa afetar a realização de eventos ou atividades normais.”
Flamengo e Athletico-PR disputam a final da Copa Libertadores da América neste sábado (29), com pré-jogo ao vivo no SBT a partir das 14h45. Os dois times já estão em Guayaquil, cidade que sediará a decisão.