Um dos nomes mais debatidos na convocação do técnico Tite para a Copa do Mundo, Daniel Alves tem gerado discussões sobre sua presença na relação dos 26 jogadores que embarcam rumo ao Qatar em busca da sexta estrela da seleção brasileira.
Esse debate, no entanto, não passa pelos jogadores que compõe a lista final.
Protagonista com o Real Madrid e convocado para o primeiro mundial, Rodrygo afirmou que o ‘peso’ do veterano no vestiário pode ser um trunfo do Brasil em uma competição curta como a Copa.
“Pra gente é muito importante. Além da qualidade dele, que é uma coisa que não se pode discutir, tem toda a liderança que ele traz no grupo. É um dos maiores campeões da história do futebol. É sempre bom ter esse cara por perto, que vai te ensinar alguma coisa. Acredito que ele vai ajudar muito a gente, tanto dentro quanto fora de campo”, disse o atacante em entrevista exclusiva à ESPN.
Convocado para a primeira Copa do Mundo com apenas 21 anos, Rodrygo tem aproveitado a experiência passada por Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, para se consolidar também na seleção brasileira. Em comum entre eles, na visão do ‘Rayo’ está a habilidade de conduzir o vestiário com tantas estrelas.
“Tenho o prazer de trabalhar com esses dois grandes treinadores. Acredito que eles têm em comum a forma como levam o vestiário. Tanto na seleção quanto no Real Madrid a gente tem um vestiário muito leve, um clima muito bom. Isso tem total influência do treinador. A forma como eles levam o vestiário facilita as coisas dentro de campo”.
“Os dois me pedem basicamente as mesmas coisas: ter compromisso defensivo, mas quando tiver a bola, ser livre para jogar. É muito bom jogar com esses tipos de treinadores”.
Programação do Brasil até o Qatar
A seleção brasileira começa a viver oficialmente o clima de Copa do Mundo no próximo dia 14 de novembro, quando o grupo convocado pelo técnico Tite se apresenta em Turim, na Itália, onde o time pentacampeão fara a preparação antes do embarque para o Mundial.
O Brasil ficará na cidade italiana até o dia 19 de novembro, quando viaja para Doha, capital do Qatar.
Tite e os jogadores convocados farão, entre 20 e 23 de novembro, a fase final da preparação para a estreia, que acontece no dia 24, em Lusail, contra a Sérvia. Ainda estarão no caminho da seleção brasileira no grupo G a Suíça (28 de novembro) e Camarões (02 de dezembro).
A Copa do Mundo no Qatar será disputada entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
O calendário no Brasil na Copa do Mundo
As partidas na Copa de 2022 acontecerão no fuso-horário UTC+3, também conhecido como ‘Horário de Moscou’, que é contado a partir de mais três horas do horário do Meridiano de Greenwich, em Londres.
Isto quer dizer que o horário no Qatar está SEIS horas à frente em relação à hora de Brasília. Desta forma, se o relógio dos brasileiros marcar, por exemplo, 10h, os ponteiros na terra da Copa do Mundo de 2022 indicarão 16h.
Os jogos da fase de grupos, segundo planejamento da Fifa, acontecerão às 7h, 10h, 12h, 13h e 16h (horários de Brasília). O mata-mata terá dois horários: 12h e 16h (horários de Brasília). Veja os jogos do Brasil:
Brasil x Sérvia – 24/11 – 16h
Brasil x Suíça – 28/11 – 13h
Brasil x Camarões – 2/12 – 16h