Em 2023, a programação esportiva do SBT conta com uma novidade: segundo torneio continental de clubes da América do Sul, a Copa Sul-Americana será exibida pela emissora. Com a reta final da atual temporada, a competição começa a ganhar os clubes classificados para a disputa. Depois de três anos, a Grande Conquista, como é conhecido o torneio, voltará para a TV aberta do Brasil.
O futebol brasileiro tem seis vagas garantidas na Copa Sul-Americana de 2023. Todos os clubes do país vão entrar diretamente na fase grupos da competição continental. A Argentina, país com mais títulos do torneio, também possui seis vagas garantidas na Sul-Americana.
Entretanto, é possível que o Brasil tenha mais representantes na competição. Isso porque clubes eliminados nas fases iniciais e na fase de grupos da Libertadores são direcionados para a disputa do segundo torneio de clubes da América do Sul. No total, a Sul-Americana recebe 12 times eliminados da Libertadores.
A fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023 está prevista para começar no dia 4 de abril. Inicialmente, a final da competição continental está prevista para o dia 28 de outubro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Os brasileiros campeões da Sul-Americana são o Internacional (2008), o São Paulo (2012), a Chapecoense (2016) e o Athletico-PR (2018 e 2021). Em 2022, o campeão da Independiente del Valle levou 5 milhões de dólares (R$ 27 milhões na atual cotação) como premiação. O valor oferecido pela Conmebol deve ser maior em 2023.
Os times classificados para a Copa Sul-Americana de 2023:
Brasil – 6 vagas
– Goiás
Argentina – 6 vagas
– Gimnasia y Esgrima
– Defensa y Justicia
– Tigre
– Newell’s Old Boys
– Estudiantes
– San Lorenzo
Bolívia – 4 vagas
– The Strongest
Chile – 4 vagas
Colômbia – 4 vagas
Equador – 4 vagas
– LDU
– Emelec
– Deportivo Cuenca
– Delfín
Paraguai – 4 vagas
– Guaraní
– Sportivo Ameliano
Peru – 4 vagas
– Universitario
– Universidad César Vallejo
– Cienciano
– Binacional
Uruguai – 4 vagas
– River Plate-URU
– Peñarol
– Defensor
– Danubio
Venezuela – 4 vagas
– Estudiantes de Mérida
– Deportivo Táchira
– Caracas
– Academia Puerto Cabello