Luiz Inácio Lula da Silva passou por exames de rotina neste sábado (12) no Hospital Sírio Libanês, no Centro de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. Apesar disso, o presidente eleito manterá a agenda de viajar na próxima segunda-feira (14) para a COP 27 no Egito, segundo informaram seus assessores (saiba mais abaixo).
De acordo com boletim médico divulgado pelo Sírio, o presidente eleito foi diagnosticado com inflamação na laringe na altura das cordas vocais em razão de ter falado bastante. Ele teve “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”, informa o comunicado do hospital.
Segundo o doutor Roberto Kalil Filho, que assina a nota de Lula, leucoplasia é uma mancha ou placa branca da mucosa da corda vocal, geralmente é benigna. Segue abaixo o comunicado completo divulgada pelo Sírio à imprensa.
Nota do Hospital Sírio Libanês
“O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.
Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias, PET scan e nasofibroscopia, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.
O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.
O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito.”
COP-27
Apesar do diagnóstico de inflamação na laringe, Lula deverá embarcar na segunda para a Conferência das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, que acontece no Egito, segundo informou a assessoria de imprensa do político.
A 27ª conferência do clima começou no dia 6 de novembro na cidade egípcia de Sharm El Sheikh. O evento deve durar cerca de duas semanas e tem um peso fundamental para ação climática global frente as mudanças climáticas. Por isso, cerca de noventa chefes de estado estarão presentes.
Um dos pontos de expectativa é sobre qual será a participação do futuro governo Lula no evento. O presidente eleito foi convidado e uma comitiva é aguardada no Egito.