Não podemos ter regra fiscal para violar, diz Paulo Teixeira sobre teto de gastos

Deputado federal que integra equipe de transição de Lula cita que âncora fiscal criada em 2017 foi desrespeitada várias vezes e precisa ser aperfeiçoada

O deputado federal Paulo Teixeira (PT), membro da equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou à CNN ser necessária a criação de uma regra fiscal que seja respeitada pelo estado e pela sociedade.

Para Teixeira, o teto de gastos – atual âncora fiscal do governo criado em 2017 durante o governo Michel Temer (MDB) – deixou de ser uma regra séria diante de tantas violações.

“Uma questão é você ter regras fiscais, isso não podemos abrir mão. Agora, você não pode ter uma regra fiscal que toda hora você a desrespeita, toda hora você a viola. O teto fiscal [de gastos] desde 2017 até hoje foi violado inúmeras vezes, então não é uma regra, não é séria”, afirmou o deputado à CNN.

Teixeira disse ser necessário modernizar a âncora fiscal do país com base em exemplos mundiais. Segundo ele, o novo governo adotará conceitos de equilíbrio fiscal e redução da dívida pública.

Na última semana, o discurso de Lula sobre responsabilidade fiscal gerou a queda na bolsa brasileira e o aumento do dólar. Para o deputado petista, no entanto, o mercado “interpretou mal” a fala do presidente eleito.

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

‘Nunca debati golpe com ninguém’, diz Bolsonaro

Ex-presidente falou com a imprensa no aeroporto de Brasília, após chegar de Maceió. Ele foi indiciado pela PF por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

Deixe um comentário