O deputado federal Paulo Teixeira (PT), membro da equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou à CNN ser necessária a criação de uma regra fiscal que seja respeitada pelo estado e pela sociedade.
Para Teixeira, o teto de gastos – atual âncora fiscal do governo criado em 2017 durante o governo Michel Temer (MDB) – deixou de ser uma regra séria diante de tantas violações.
“Uma questão é você ter regras fiscais, isso não podemos abrir mão. Agora, você não pode ter uma regra fiscal que toda hora você a desrespeita, toda hora você a viola. O teto fiscal [de gastos] desde 2017 até hoje foi violado inúmeras vezes, então não é uma regra, não é séria”, afirmou o deputado à CNN.
Teixeira disse ser necessário modernizar a âncora fiscal do país com base em exemplos mundiais. Segundo ele, o novo governo adotará conceitos de equilíbrio fiscal e redução da dívida pública.
Na última semana, o discurso de Lula sobre responsabilidade fiscal gerou a queda na bolsa brasileira e o aumento do dólar. Para o deputado petista, no entanto, o mercado “interpretou mal” a fala do presidente eleito.