Copa do Mundo no Catar terá streaming como destaque nas transmissões

Unsplash

O sucesso das plataformas de streaming entre os fãs de filmes e séries é algo mais do que consolidado. Se olharmos para o número de assinantes da Netflix, por exemplo, são mais de 15 milhões de brasileiros acompanhando os lançamentos no catálogo. Porém, em 2022, o destaque deve ficar com o protagonismo dessa tecnologia na Copa do Mundo. A competição terá uma cobertura exclusiva via streaming, e não apenas com o serviço da Globoplay, mas também na Twitch.

Enquanto a Rede Globo é a principal responsável por transmitir os jogos do Mundial na TV, seja no canal aberto ou pelo SporTV, a plataforma de live streaming da Amazon busca um destaque maior durante os dois meses de torneio. Em uma parceria feita com a empresa LiveMode, o streamer Casimiro Miguel anunciou a cobertura de 22 partidas. Uma novidade que promete impulsionar o uso dessa tecnologia para transmissão de eventos maiores, como no caso da Copa do Mundo.

Não se conhecem os valores deste acordo, mas a promessa é de um retorno rápido. O crescimento das transmissões ao vivo pela internet é algo forte no Brasil, inclusive aqui em Alagoas. Isso chama a atenção de patrocinadores, fazendo com que mais dinheiro acabe circulando no processo. O objetivo é fazer a audiência do Mundial ficar ainda maior, quebrando até mesmo o recorde de 3,3 bilhões de audiência de 2018 na Rússia. Alguns especialistas acreditam que os números devem superar a barreira dos 5 bilhões.

Além disso, o streaming ainda vai marcar presença nas transmissões via Globoplay. É algo que aconteceu na última edição da Copa do Mundo, mas a expectativa é por uma cobertura melhor e mais completa. O avanço da tecnologia permite que essas lives sejam mais consumidas, inclusive por conexão móvel. Por exemplo, a internet 5G promete fazer diferença nestes momentos. Ou seja, a expectativa para os números são positivas, inclusive para servirem de parâmetro para o futuro das transmissões esportivas.

Live streaming em alta

Se olharmos algumas das redes sociais mais populares do Brasil, como o Facebook, o Instagram e o TikTok, é possível perceber o aumento no uso do live streaming. Quase todos os criadores de conteúdo realizam lives, e muitos produzem só isso. A ideia é mostrar como o público tem gostado dessas transmissões ao vivo, ganhando espaço até mesmo das publicações tradicionais. As fotos acabaram perdendo muito espaço para os conteúdos em formato de vídeo, sobretudo nos últimos cinco anos.

Isso não acontece apenas com as redes sociais, mas também com outras formas de entretenimento. Os jogos online aparecem como o caso perfeito, inclusive no mundo das apostas. No site da Betway Cassino, por exemplo, os melhores jogos de mesa de apostas estão disponíveis no cassino ao vivo. A ideia é usar o live streaming para criar uma interação maior, com um dealer de verdade do outro lado da tela. Uma dinâmica que tem funciona bem.

As transmissões ao vivo também fazem parte do cotidiano dos fãs de eSports, inclusive entre os mais populares na Twitch. Além da transmissão de torneios e partidas, os jogadores profissionais costumam abrir lives para conversar com os seguidores. Isso cria uma certa proximidade, garantindo mais engajamento dos fãs de diferentes modos. Algumas equipes acabam se destacando nas redes sociais, justamente pelo trabalho feito nas transmissões ao vivo.

Mundial na internet

Entre 20 de novembro e 18 de dezembro, a Copa do Mundo no Catar vai servir de experiência para esse momento voltado para o streaming ao vivo. Os números nas transmissões via Twitch, e também pela Globoplay, serão importantes para entender melhor o papel dessa alternativa. É difícil imaginar como isso vai acabar, mas é quase certo que alguns recordes serão quebrados.

A transmissão ao vivo é algo consolidado em alguns países, como nos Estados Unidos, então poderemos ver os números de audiência quebrando recorde. É impossível falar a quantidade certa, mas a expectativa é alta.

O torcedor é quem mais ganha com isso, pois não vão faltar alternativas para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira. A ideia é justamente essa, mostrando que não é só com a TV que se pode assistir futebol, mas também pela internet. São coberturas diferentes, mas com a mesma finalidade de cobrir os jogos para os espectadores.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário