Pouco mais de um ano após trazer ao mundo seu álbum de estreia – Ato Vero (2021), a banda Artehfato apresenta suas canções gravadas ao vivo e a plenas cores no formato audiovisual, com o lançamento de “Juntos, na Casa do Alto”.
O material, gravado em março de 2022, em Riacho Doce (Maceió-AL), será lançado no próximo sábado (19), no YouTube, às 13h, no canal oficial do grupo, formado por Del Cavalcanti (voz e guitarra), Laís Lira (voz), Cleber Vieira (bateria) e Flávio Vieira (contrabaixo).
O lançamento está sendo bastante aguardado, com boa expectativa para alcançar novos públicos. “Pessoas que consomem obras audiovisuais, não somente em áudio. O trabalho em si fez a gente agregar muitas pessoas, que criaram uma boa atmosfera para uma gravação com bastante entrega e energia positiva”, ressaltou Del Cavalcanti, cantor, guitarrista e compositor da banda Artehfato.
A gravação, contou com a sensibilidade harmônica do maestro Janeo Amorim, no teclado, assim como a precisão percussiva de Roberi Rei, além dos convidados que também ajudaram a colorir o álbum fonográfico: Bruno Palagani na canção título “Ato Vero” e em “Me Leve”, que traz também a voz de Junior Almeida; LoreB e Fernando Nunes em “Porta” e, por fim, May Honorato em “Canta”.
O músico alagoano Fernando Nunes afirmou que “Juntos na Casa do Alto” celebra a qualidade e a diversidade da cultura alagoana, pela música e por outras artes. “Realmente, Alagoas tem muito a oferecer para o cenário nacional e mundial. “Juntos” é uma amostra do talento alagoano, dos nossos artistas. Fico muito feliz de ter participado da gravação”, comentou o experiente baixista.
Tal qual a abertura dada aos nomes acima para imprimirem suas tonalidades cromáticas às canções escolhidas em Ato Vero, diferente não poderia ser com o público presente no registro do álbum visual correspondente, que pôde literalmente aquarelar o espaço e instalações oferecidas, assim como nossos corpos.
Del Cavalcanti acredita que o ‘Álbum Visual Ato Vero’ representa uma nova fase para o grupo. “Mesmo tendo várias cenas e outros momentos, o álbum também apresenta o show, com algumas de nossas músicas sendo executadas ao vivo pela primeira vez e registradas”, explicou. O artista ainda acrescentou que a gravação também foi uma troca de boas energias e experiências profissionais. “Como temos origens diferentes, especialmente os dois compositores do grupo, Laís e eu, que sou originalmente da música e Laís vem da dança e do teatro, pudemos unir isto. Laís colocou a gente para jogar, para encenar. Ela já está envolvida na música há mais de dez anos e, no álbum visual, unimos música, teatro e performance, elementos que já desejávamos colocar em um show”, completou Del Cavalcanti.
“Juntos na Casa do Alto” é uma experiência sonora, visual e humana, pois desde a concepção, o objetivo foi criar um ambiente de convivência e construção artística coletiva, através dos estímulos musicais, de modo que as performances e o próprio cenário dessem liga e sentido para cada momento. Deste modo, o álbum visual traz um formato híbrido, que mistura a apresentação das canções de “Ato Vero” com outros registros de cenas que traduzem as reflexões e inquietudes contidas nas letras das composições, de como vemos e sentimos nossas verdades, o que somos diante delas e como podemos nos transformar e recolorir os significados quando nos permitimos viver e dialogar.
A sensibilidade musical e cultural e as boas energias foram traduzidas nas mensagens dos artistas que participaram da gravação do álbum, que classificaram o momento como único e inesquecível. “A vida chegou e disse: tome mais um dia inesquecível de feliz”, comentou a cantora May Honorato. “Felicidade traduz”, completou Junior Almeida. “Banho de boa energias! Só gratidão por ter estado lá! Lindeza total! Beleza pura!”, se encantou a artista de dança e da música, Telma Cesar.
“Ato Vero ao vivo: Juntos na Casa do Alto é o resultado de um processo colaborativo onde cada singular profissional, pessoa envolvida deixou um tanto de si, transformando o que poderia ser um simples show gravado ao vivo em uma celebração aos encontros, parcerias e trocas sinceras que a arte pode proporcionar. Muito amor por nossa nova cria.” Finalizou a cantora e compositora da Artehfato, Laís Lira.
Produzido por Laís Lira, que ainda dirigiu e escreveu o roteiro com Del Cavalcanti, com quem divide a autoria de grande parte das canções, “Juntos” foi construído com o profissionalismo de muitos nomes do audiovisual alagoano, como Renata Baracho, Victor Viana e Amanda Moa, além de tantos outros profissionais e parceiros que acreditaram e deram cor a este trabalho. Confira abaixo:
Ficha Técnica Banda Artehfato
Laís Lira – Cantora e compositora
Del Cavalcanti – Cantor, guitarrista e compositor
Cleber Vieira – Baterista
Flávio Vieira – Contrabaixista
Músicos Convidados: Janeo Amorim – Teclado; Roberi Rei – Percussão;
Participações Especiais: Bruno Palagani – Bandolim em “Ato Vero” e “Me Leve” ; Junior Almeida – Voz em “Me Leve”; Fernando Nunes – Contrabaixo em “Porta”; LoreB – Voz em “Porta”; May Honorato – Voz em “Canta”
Roteiro: Del Cavalcanti e Laís Lira
Direção: Laís Lira
Assist. de Direção: Amanda Moa
Produção: Laís Lira
Assist. de Produção: Del Cavalcanti; Gessyca Geyza
2ª Assist. de Produção: Débora Amaral
Direção de Fotografia e Câmera: Renata Baracho, Victor Viana
Câmera Adicional: Amanda Moa
Still: Benita Rodrigues
Elétrica: Moab de Oliveira; Raoni Pimentel
Som Direto: Rodrigo Policarpo
Sonorização Show: Márcio Brebal
Direção de Arte: Maisa Cavalcanti
Assist. de Arte: Joelle Malta
Figurino: Giulio Marques
Logger: Paulo Silver
Montagem: João Paulo Procópio
Finalização de Imagem: Del Cavalcanti
Mixagem: Janeo Amorim
Design: Flávia Correia
Assessoria de Imprensa: Keka Rabelo
Apoio: Linhas, Pontos e Panos; Sales – Festas e Eventos; Ao Pharmacêutico; Amerê Arte; Camilla Couto; Atelier Casa da Floresta; Santo Orégano; Casa Mutum; Espaço Educar; Margarida Perfumada; Marta Emília; Flávia Correia; Bombix Art Studio.
Parceiros: Meraki Lab; Vinco Design; Casa do Alto Audio Lab; Sick Insight Films; Casa Lado Bê.
Realização Banda Artehfato Patrocíinio: Lei Aldir Blanc, Secretaria de Estado da Cultura, Governo Federal.
@artehfato
📌Dia: 19/11 (sáb)
📌Horário: 13:00 horas
📌Local: youtube.com/artehfato