Treinador que ‘tinha medo de Messi pedir sua cabeça’ pode agora fazer Argentina cair na Copa do Mundo

Se Ramon Diaz teve dedo ‘indireto’ na vitória da Arábia Saudita sobre a Argentina na estreia da Copa do Mundo, um outro treinador argentino pode ser responsável direto pela eliminação da equipe de seu país no Qatar. É o caso de Gerardo ‘Tata’ Martino.

Sob o comando do México desde 2019, o treinador terá a chance, caso vença a Argentina neste sábado (26), às 16h (de Brasília), de eliminar a Albiceleste na fase de grupos da Copa do Mundo.

Ligação com Messi: Newell’s, Barcelona e Argentina

Como jogador, Tata Martino se tornou o jogador que mais vestiu a camisa do Newell’s Old Boys. Ao todo, são 509 jogos, se tornando um dos maiores ídolos da equipe de Rosário, que ‘deu a luz’ a Lionel Messi no futebol.

Já como técnico, Martino brilhou em 2013 pelo Lepra, o que o credenciou a ser contratado pelo Barcelona. Em sua coletiva de despedida na Argentina, mais uma vez ligação com o craque argentino.

O treinador revelou que não soube de nenhuma influência direta da família Messi em sua contratação pelo clube espanhol, mas acreditava em conversar para fazer o “meio de campo”.

“Os detalhes de como foi a situação eu não conheço. Não tenho dúvidas que Jorge e Leo Messi falaram com os dirigentes do clube e deram opinião. A porcentagem de influência de suas opiniões não conheço”.

Depois dos rumores, o caminho dos dois voltou a convergir. Entre 2014 e 2016, Tata Martino dirigiu a seleção argentina. Ao longo da passagem, foram duas finais de Copa América. No entanto, em 2015 e 2016, duplo vice para o Chile nos pênaltis.

Problemas com Messi e rumores de fazer o que craque ordenava

Na passagem pelo Barcelona, foram 59 jogos, com 40 vitórias, 11 empates e apenas oito derrotas. Os 68% de aproveitamento não foram suficientes para mantê-lo no cargo, já que a falta de títulos pesou.

Fora dos gramados, os rumores na imprensa espanhola de que a relação entre os dois não era boa, com o atacante argentino ditando o que o treinador deveria fazer.

“Nunca tive de fazer o que Messi dizia. Criou-se esse mito, mas não preciso desmentir. Os fatos desmentem o que foi dito. Basta rever quem esteve no Mundial 2014, quem regressou em 2015 que disseram que não iam regressar. Basta analisar”, disse Tata Martino em 2018 em coletiva.

No entanto, para Andoni Zubizarreta, ex-diretor de futebol do Barcelona, havia o temor por parte de Gerardo Martino de que Lionel Messi fosse o pivô de sua demissão, que aconteceria em maio de 2014.

“O Tata, quando estava no Barça, falava para o Leo: sei que se você chamar o presidente, ele me expulsa, mas caramba, você não precisa me mostrar [que pode] todo dia. Já sei.”

Neste sábado, Tata Martino e Lionel Messi estarão novamente frente a frente. Agora, o treinador terá a oportunidade de ceifar o maior sonho da carreira do craque: a conquista da Copa do Mundo. Qualquer vitória mexicana sobre os argentinos elimina a Albiceleste.

Às vésperas do confronto, o treinador falou em entreivsta coletiva, disse que fará de tudo para classificar o México e esbanjou sinceridade sobre a chance de enterrar a chance do camisa 10 levantar o tão sonhado troféu.

“Deixa eu te perguntar… Você faria o que no meu lugar?”, rebateu o comandante mexicano ao ser questionado sobre a possibilidade de eliminar Argentina e Messi.

“Eu sei aonde eu nasci… Posso te dizer o ano, o nome do hospital, até o código telefônico da cidade. Mas a verdade é que, amanhã, tenho que fazer o impossível para que o México ganhe”, completou.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário