Um bloqueio na manhã deste sábado (26) em um trecho da AL-220, em frente ao Presídio do Agreste, na cidade de Girau do Ponciano, gerou uma confusão entre os manifestantes e os condutores de veículos que ficaram presos na rodovia. Guarnições do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) estiveram no local para controlar a situação e desobstruiu a via.
O protesto foi organizado por familiares de reeducandos que teriam chegado para a visita semanal e não conseguiram ter acesso as dependências do presídio. Na ocasião, eles bloquearam os dois sentidos da via com galhos de árvores com o auxílio de fogo, impedindo que os condutores trafegassem em frente a unidade prisional.
As informações foram confirmadas pelo Centro de Operações da Polícia Militar do BPRv que confirmou o bloqueio e as motivações. Ao Alagoas24horas, o militar destacou que os familiares alegaram que teriam ficado revoltados com a suspensão da visita e que decidiram bloquear a via. É da PM a informação de que as guarnições conseguiram acalmar os ânimos dos manifestantes e dos condutores de veículos e convencer os manifestantes a desobstruir a via que chegou a causar um grande congestionamento no local.
Em um vídeo disponibilizado à imprensa, mostra o momento em que a via era bloqueada. É possível ver nele ainda que um princípio de tumulto é causado no local, onde motoristas tentam desobstruir a via e até mesmo furar o bloqueio.
Procuramos a assessoria da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social, mas até o fechamento desta matéria não se pronunciou.
Veja o momento da confusão: