A seleção de Marrocos fez história neste domingo. No estádio Al Thumama, no Qatar, a seleção de Hakimi e Ziyech bateu a experiente Bélgica por 2 a 0 e assumiu a liderança do grupo na Copa do Mundo.
A surpreendente vitória marroquina é apenas a terceira do país na história dos Mundiais, sendo essa a sexta participação da seleção na competição organizada pela Fifa.
O primeiro gol do jogo foi marcado por Abdelhamid Sabiri aos 30 minutos do segundo tempo. O meia-atacante cobrou falta venenosa pela esquerda do ataque e contou com uma certa ‘ajuda’ do goleiro Thibaut Courtois, um dos grandes nomes desta geração belga. Nos acréscimos, Zakaria Aboukhlal deu números finais à partida após assistência da estrela Hakim Ziyech.
Impedimento semiautomático aparece
A torcida marroquina presente no Al Thumama não ficou muito feliz com a nova tecnologia da Fifa. Foi ela que acusou o impedimento de Saiss no último lance do primeiro tempo. Com isso, o tento anotado por Ziyech após cruzamento venenoso acabou sendo invalidado.
Show da torcida marroquina
Maioria no estádio Al Thumama, que tem capacidade para quase 45 mil pessoas, os marroquinos deram um espetáculo a parte. Barulhentos, apoiaram muito e vaiaram a posse de bola belga durante quase todo o jogo. Os gols de Sabiri e Aboukhlal na etapa final premiaram os torcedores.
Ver esta publicação no Instagram
Situação do campeonato
A histórica vitória desta tarde leva o Marrocos ao topo do grupo F da Copa do Mundo, com quatro pontos em dois jogos. A Bélgica estaciona com três, caindo para a segunda posição. Cróacia e Canadá se enfrentam em breve e podem mexer ainda mais chave.
Troca no gol
Titular, Yassine Bounou chegou a cantar o hino, mas acabou cortado. Quem assumiu o espaço entre as traves foi Munir Mohand Mohamedi. De acordo com informações obtidas durante o confronto, o goleiro sentiu um pequeno desconforto na coxa e precisou ser substituído às pressas.
O cara: Hakim Ziyech
O jogador do Chelsea foi quem mais deu trabalho à defesa belga. Liso, levou a melhor na maioria dos duelos individuais pela direita e chegou a arriscar chutes perigosos de canhota. Ainda teve um gol anulado por impedimento milimétrico e anotou a assistência para o segundo gol marroquino contra os belgas.
Foi mal: Kevin De Bruyne
O craque do Manchester City deixou bastante a desejar neste domingo. Referência no meio-campo da Bélgica, mais andou do que correu e acabou preso na interessante marcação de Marrocos. Ainda precisa melhorar nesta Copa do Mundo.
Próximos jogos
A Bélgica volta a campo na quinta-feira (1/12) que vem, às 12h (de Brasília) no estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, diante da Croácia. Ao mesmo tempo, a seleção de Marrocos fecha a participação na fase de grupos contra o Canadá, novamente em Al Thumama.
Ficha técnica
Bélgica 0 x 2 Marrocos
GOLS: Sabiri [Marrocos] aos 30′ e Aboukhlal [Marrocos] aos 46′ do segundo tempo
BÉLGICA: Courtois; Meunier (Lukaku), Alderweireld, Vertonghen e Castagne; Onana (Tielemans), Witsel e T. Hazard (Trossard); E. Hazard (Mertens), De Bruyne e Batshuayi (De Ketelaere) Técnico: Roberto Martínez
MARROCOS: Mohamedi; Hakimi (Attiat-Allah), Aguerd, Saiss e Mazraoui; Ounahi, Amrabat e Amallah (Sabiri); Ziyech, Boufal (Aboukhlal) e En-Nesyri (Hamdallah). Técnico: Regragui.