‘Não somos ingleses’: por que torcedores do País de Gales estão loucos para ver seleção mudar de nome depois da Copa do Mundo

ESPN

Nesta terça-feira (29), País de Gales e Inglaterra se enfrentam pela 3ª rodada do grupo B da Copa do Mundo 2022, em partida decisiva valendo classificação à próxima fase.

Esse confronto é sempre cercado de muita rivalidade, já que as nações fazem parte da Grã-Bretanha e integram o Reino Unido junto com Escócia e Irlanda do Norte.

No entanto, os galeses possuem cultura e idioma próprios, o que irá afetar inclusive sua seleção em breve.

Após a disputa do Mundial, o time nacional do País de Gales deixará de ser conhecido como Wales, sua nomenclatura em inglês, e passará a se chamar Cymru (pronuncia-se “Cãmri”), que é o nome do país no idioma galês.

“O time deve ser sempre chamado de Cymru, que é como chamamos aqui”, explicou Noel Mooney, executivo-chefe da Federação Galesa da Futebol.

“Nossa visão no momento é que, em nosso território, as pessoas claramente se referem a nós como Cymru. É assim que chamamos nossas seleções nacionais. Se você olhar nosso site oficial e a maneira como falamos sobre nós mesmos, somos totalmente Cymru”, argumentou.

“Internacionalmente, pensamos que ainda temos que trabalhar mais nisso. Portanto, disputaremos a Copa-2022 como Gales. Mas acredito que 2023 será o ano em que ampliaremos as discussões com todas as partes envolvidas”, complementou.

Nos últimos dias, a reportagem do ESPN.com.br conversou com diversos torcedores galeses no Qatar e os questionou sobre a mudança de nome da seleção, com aprovação praticamente unânime.

De acordo com os fãs, eles veem na medida uma forma de valorizar a cultura de País de Gales, fazendo diferenciação com a Inglaterra.

Segundo os torcedores, aliás, eles detestam ser confundidos com ingleses, o que torna a adoção do nome Cymru e do reconhecimento do idioma galês ainda mais importantes.

“Mudar o nome da seleção para Cymru é algo muito importante para nós. Isso mostra que nós temos identidade prória e não somos ingleses”, afirmou Robyn Cooke, de 32 anos.

“Aqui no Qatar, todos nos perguntam se somos ingleses, e não somos! Nós somos galeses!”, exclamou.

Já Liam Coffey, 27, afirmou que já estava irritado por ter sido chamado de “torcedor inglês” diversas vezes desde que chegou ao Qatar para o Mundial.

“Todo mundo nos pergunta: ‘Ah, vocês são ingleses?’, e nós odiamos isso”, bradou.

“Podemos até ser parte da Grã-Bretanha, mas temos nossa língua própria e nossa identidade cultural. Somos galeses com orgulho”, completou.

Os dois amigos, inclusive, moram perto um do outro, mas ilustraram o exemplo da diversidade galesa.

“Eu moro a cerca de 30 minutos da casa do Liam, mas nós temos sotaques diferentes. Isso mostra como o País de Gales tem muitas características próprias”, finalizou Cooke.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário