O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) de Alagoas confirmou no início da tarde desta terça-feira, 29, que a capivara avistada na manhã de hoje nas ruas do bairro da Ponta Grossa, região sul de Maceió, já foi resgatada.
Ver essa foto no Instagram
O flagrante inusitado foi denunciado pela página Maceió Ordinário, no Instagram. Vários internautas, surpresos com a aparição do mamífero roedor, marcaram a página do batalhão na publicação, o que resultou em sua captura.
Ainda no Instagram a força policial confirmou a aprenesão e divulgou um vídeo do animal silvestre se refrescando em uma fonte d’água.
Em contato com o BPA o Alagoas24Horas foi informado que a equipe levou um tempo para se preparar para o resgate do animal, considerado um predador, e, portanto, que poderia apresentar comportamento agressivo, com os devidos cuidados para que não houvesse risco para os militares e nem “morte por estresse de captura” do bicho durante o procedimento, que acabou acontecendo de forma muito tranquila.
Devido o comportamento do animal, mais dócil do que o comum, os policiais acreditam que ele estava sendo mantido em cativeiro, de onde escapou, mas o tal local não foi identificado.
Os militares informaram ainda que a capivara não apresentava ferimentos visíveis e que ela foi levada para o Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Ibama, onde o animal será clasificado (idade, sexo, possível origem) e terá o estado de saúde avaliado para determinar sua possível reintegração à natureza.