Marrocos venceu o Canadá por 2 a 1, se garantiu nas oitavas de final da Copa do Mundo após 36 anos e terminou de forma surpreendente na liderança do grupo F. O jogo, realizado no estádio de Al Thumama, foi válido pela terceira rodada da competição, nesta quinta-feira (01). A equipe africana, que participa do torneio pela sexta vez, não chegava nesta fase do Mundial desde 1986, no México.
Os marroquinos abriram o placar após uma lambança do goleiro canadense logo aos três minutos do primeiro tempo. O arqueiro se enrolou ao tentar sair jogando com os pés, e a bola sobrou para Ziyech, que tocou por cobertura.
Aos 22, saiu o segundo gol do Marrocos. En-Nesyri recebeu um bom passe entre dois marcadores, venceu na corrida e chutou cruzado para estufar a rede.
Os canadenses diminuíram o marcador aos 39, com um gol contra de Aguerd, que tentou cortar um cruzamento e mandou para a própria meta.
No fim do primeiro tempo, o Marrocos teve um gol de En-Nesyri anulado por impedimento.
Na segunda etapa, os canadenses pressionaram o tempo todo e quase empataram. Aos 25 minutos, Hutchinson cabeceou a bola, que bateu no travessão e na linha antes de sair.
Situação do Campeonato
Com o resultado, Marrocos terminou na liderança do grupo F, com sete pontos. Já o Canadá, que não disputava o Mundial desde 1986, ficou na lanterna, sem somar pontos. A Croácia se classificou na segunda posição, com cinco, enquanto a Bélgica, que ficou na terceira colocação, com quatro, está eliminada.
O cara: Hakim Ziyech
O jogador do Chelsea fez uma pintura para abrir o placar e comandou as ações ofensivas da seleção marroquina.
Foi mal: Borjan
O goleiro canadense entregou o primeiro gol para o adversário em uma falha bizarra.
Próximos jogos
Marrocos volta a campo pelas oitavas de final contra o segundo colocado do grupo E na terça-feira (06/12), às 12h (de Brasília) no Estádio da Cidade da Educação. Enquanto isso, o Canadá está eliminado na competição.
Ficha técnica
Canadá 1 x 2 Marrocos
GOLS: Canadá: Aguerd (contra); Marrocos: Ziyech e En-Nesyri
CANADÁ: Borjan; Johnston, Steven Vitória e Kamal Miller; Hoilett (Wotherspoon), Jonathan Osorio, Mark Kaye (Hutchinson) e Adekugbe (Koné); Buchanan, Cyle Larin (Jonathan David) e Alphonso Davies.
Técnico: John Herdman
MARROCOS: Bono; Hakimi, Aguerd, Saiss e Mazraoui; Amrabat, Ounahi (El Yamiq) e Sabiri (Amallah); Ziyech (Hamdallah), En-Nesyri e Boufal (Aboukhlal).
Técnico: Walid Regragui.