A Croácia está nas oitavas da Copa do Mundo do Qatar! Nesta quinta-feira (1) a seleção atual vice-campeã mundial empatou em 0 a 0 com a Bélgica, no Estádio Ahmed bin Ali, na cidade de Al Rayyan, pela 3ª rodada do grupo F.
Com o resultado, os croatas avançaram ao mata-mata em 2º lugar da chave, atrás de Marrocos, que venceu o Canadá por 2 a 1.
As duas seleções entraram em campo precisando da vitória para avançar às oitavas. A equipe croata, no entanto, poderia até empatar para classificar sem depender de outros resultados.
Depois de uma semana quente para os belgas, com direito até a briga interna no vestiário, o técnico Roberto Martínez promoveu mudanças significativas no time, começando, por exemplo, com Eden Hazard, um dos líderes do elenco, no banco. Por outro lado, Zlatko Dalic repetiu a formação que venceu o Canadá na última rodada.
O 1º tempo até começou agitado no Estádio Ahmed bin Ali, com algumas chances para dos dois lados. No entanto, foi esfriando aos poucos.
Aos 14 minutos, Carrasco deu um pisão em Kramaric dentro da área. O árbitro assinalou pênalti, mas após rever a jogada no VAR, cancelou a penalidade indicando impedimento de Lovren na origem do lance. Por outro lado, a Bélgica, que estava sendo eliminada com o resultado, não assustou.
Para o 2º tempo, a Bélgica voltou com Lukaku no lugar de Mertens. A substituição até deu a injeção de ânimo que a equipe belga precisava. No entanto, quem continuou dando trabalho foi a Croácia. Aos 4, Kovacic arriscou um chute colocado, mas Courtois mandou para escanteio. Na sequência, o goleiro do Real Madrid voltou a brilhar e defendeu mais um arremate de Kovacic.
Até que aos 14, os belgas tiveram a melhor chance de jogo até então. De Bruyne tocou para Carrasco, que acabou travado por Juranovic. Lukaku aproveitou a sobra, cortou e carimbou a trave.
A partir de então, a seleção belga pressionou, enquanto a Croácia se fechou para segurar o placar que garantia a classificação.
Nos minutos finais, Thorgan Hazard cruzou, e Lukaku, sozinho, escorou com a barriga para Livakovic fazer a defesa.
Situação do campeonato
Com o resultado, Marrocos chegou aos 7 pontos na liderança do grupo F e avançou. Já a Croácia, com 5, se classificou na segunda colocação.
Bélgica, com 4, e Canadá, sem somar pontos, se despediram da Copa na fase de grupos.
Lukaku desperdiça chances
O maior goleador da história da seleção belga, com 68 gols, saiu do banco e injetou certo ânimo na equipe dentro de campo. As melhores chances da Bélgica saíram depois que o atacante entrou. Foram três boas oportunidades. No entanto, faltou pontaria ao astro da Inter de Milão, que parou no travessão no lance de mais perigo da partida.
Fim da ‘Geração Belga’?
A geração que encantou o mundo na última Copa do Mundo com Lukaku, Hazard e Courtois não conseguiu repetir o mesmo sucesso da Rússia no Qatar. O ambiente conturbado construído na última semana depois de trocas de farpas públicas entre os jogadores belgas ficou visível dentro de campo.
Faltou sangue nos olhos e vontade para a Bélgica avançar ao mata-mata.
Próximos jogos
Agora, Marrocos e Croácia aguardam seus adversários, que serão definidos após a definição do grupo E. Nesta quinta, às 16h (de Brasília), o Japão enfrenta a Espanha, enquanto a Costa Rica encara a Alemanha.
Ficha técnica
Croácia 0 x 0 Bélgica
GOLS:
CROÁCIA: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Kovacic (Majer) e Modric; Kramaric (Pasalic), Livaja (Petkovic) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic
BÉLGICA: Courtois; Meunier (Eden Hazard), Alderweireld, Vertonghen e Castagne; Witsel, Dendoncker (Tielemans), Carrasco (Doku), De Bruyne e Trossard (Thorgan Hazard); Mertens (Lukaku). Técnico: Roberto Martínez