A Espanha está nas oitavas de final da Copa do Mundo. No entanto, a classificação veio na bacia das almas. Contra o Japão, nesta quinta-feira (1), no Estádio Internacional Khalifa, a Fúria abriu 1 a 0, tomou a virada para 2 a 1 no segundo tempo e avançou em 2º no grupo E. Os japoneses foram os primeiros.
Os espanhóis chegaram para a partida precisando apenas de um empate para avançar, enquanto os japoneses necessitavam da vitória para ir ao mata-mata.
Para a partida contra os asiáticos, o técnico Luis Enrique realizou cinco mexidas. Saíram Carvajal, Laporte, Alba, Asensio e Ferran Torres para as entradas de Azpilicueta, Pau Torres, Álex Balde, Morata e Nico Williams.
Como de costume, a Espanha começou a partida tocando muito a bola em busca dos espaços, enquanto o Japão se resguardava na defesa em busca do contra-ataque.
Logo aos 10 minutos a Fúria abriu o placar. Após troca de passes pela direita, Azpilicueta cruzou e Morata apareceu no meio dos zagueiros para balançar as redes de cabeça.
O restante do primeiro tempo foi de uma dominante Espanha, que trocava passes como queria, diante de um acuado Japão, que não conseguia jogar.
No entanto, tudo que os japoneses não jogaram na etapa inicial conseguiram construir no segundo tempo. Aos dois minutos, a Espanha saiu jogando mal, Doan recuperou, finalizou e contou com a ajuda de Unai Simón para empatar.
Três minutos depois, o Japão virou. Após jogada pela direita, Mitoma conseguiu tocar para trás e Tanaka mandou para as redes. Após muita checagem no VAR para ver se a bola havia saído, o gol foi validado.
Ver essa foto no Instagram
Situação do campeonato
Com o resultado, o Japão avançou em 1º do grupo E com seis pontos conquistados. Já a Espanha passou em 2º, com quatro.
O cara: Doan
O atacante mudou totalmente o jogo e foi o grande personagem da classificação japonesa. Após entrar no intervalo, Doan marcou o gol de empate do Japão e fez a jogada que culminou com o gol da virada marcado por Tanaka.
Foi mal: Unai Simón
O goleiro espanhol teve atuação bem abaixo do esperado. No primeiro gol do Japão, não teve força para espalmar a bola chutada por Doan, que era defensável. No segundo gol, viu a bola atravessar totalmente a área e chegar no fundo para Mitoma, que cruzou para o gol de Tanaka.
Renata Ruel sobre o segundo gol do Japão
“Neste tipo de lance, é preciso ter uma câmera exatamente na posição lateral e rente à linha de fundo para saber se a bola saiu ou não. Com as imagens que a Fifa mostrou, não é possível cravar. E o motivo é simples: a depender da posição e do ângulo de onde se olha a bola, por conta da circunferência, pode-se deduzir que a mesma saiu ou não. Minha impressão, repito, só tendo visto o que a transmissão oficial mostrou, é de que a bola não saiu inteira.”
Próximos jogos
A Japão volta a campo na próxima segunda-feira (5), às 12h (de Brasília) para encarar a Croácia no Estádio Al Janoub pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
Já a Espanha irá enfrentar Marrocos na terça (6), às 2h (de Brasília), no Estádio Cidade da Educação.
Ficha técnica
Japão 2 x 1 Espanha
GOLS: Japão: Doan [47´] e Tanaka [50´]; Espanha: Morata [10´]
JAPÃO: Gonda; Itakura, Yoshida e Taniguchi; Ito, Morita, Tanaka (Endo) e Nagatomo (Mitoma); Kubo (Doan), Kamada (Tomiyasu) e Maeda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu
ESPANHA: Unai Simón; Azpilicueta (Carvajal) e Rodri, Pau Torres e Baldé (Alba); Busquets, Gavi (Ansu Fati) e Pedri; Nico Williams (Ferrán Torres), Dani Olmo e Morata (Asensio). Técnico: Luis Enrique