O clima em Portugal é de fim de ciclo para Fernando Santos. Um dos maiores técnicos da história da seleção, o treinador vê seu trabalho desgastado depois de resultados recentes. E pode ser que nem mesmo a Copa do Mundo salve seu cargo.
A seleção lusitana ocupa a primeira posição no grupo H da Copa, com 6 pontos, já estando com a classificação garantida. Nesta sexta-feira (2), 12h (de Brasília), a equipe enfrenta a Coreia do Sul precisando apenas de um empate para assegurar a liderança.
Com contrato até julho de 2024, ou seja, até o fim da próxima Eurocopa, o treinador já vê a discussão sobre uma substituição de comandante ocorrer.
“Eu não acompanho muito as notícias da seleção portuguesa, mas, em algum momento, eu já peguei eles falando sobre o treinador, que é um grande treinador, foi campeão da Eurocopa de 2016, mas também que já pensam, sim, em um novo ciclo. Que ele já foi muito importante para a seleção, mas já está na hora de um outro assumir”, disse Gabriel Batista, ex-Flamengo e atualmente no Santa Clara, ao ESPN.com.br.
Por conta do sucesso no Brasil, Abel Ferreira e Jorge Jesus são sempre citados por aqui. Mas, em Portugal, seus nomes ainda não foram levados em consideração. Aliás, nenhum substituto foi cogitado até o momento.
“Não escuto muito o nome do Abel, do Jesus, nem de ninguém, porque não falam muito em nomes, eles respeitam muito o Fernando e o período que vem, que é de convocação, de Copa do Mundo. Acho que vão debater isso depois da Copa do Mundo”, afirmou Gabriel.
Fernando Santos chegou ao comando de Portugal em setembro de 2014, depois de ter comandado a Grécia na Copa daquele ano. Com mais de 100 jogos pela seleção de seu país, o português fez história ao conquistar a Eurocopa de 2016 sobre a França.