Neymar foi o único jogador da seleção brasileira que seguiu no hotel nesta quinta-feira (1) quando os outros 25 convocados de Tite foram ao Estádio Grand Hamad para o treinamento da véspera do duelo contra Camarões. Nem um bom, nem um mau sinal, mas algo previsto pela comissão técnica no “cronograma” já traçado pensando no retorno do camisa 10.
Em entrevista coletiva concedida no início desta tarde (manhã no Brasil), foi o auxiliar Cléber Xavier quem revelou já haver um planejamento para a volta não somente de Neymar, mas também de Danilo e Alex Sandro. O ESPN.com.br aprofundou-se no que não foi dito pelo fiel escudeiro de Tite para entender exatamente o que isso quer dizer.
Neymar está sendo monitorado diariamente pela equipe médica da seleção, liderada pelo doutor Rodrigo Lasmar. Toda a comissão se reúne a cada manhã no Qatar , e os encontros tem sempre começado com o mesmo assunto: a avaliação dos especialistas sobre o trio de lesionados.
Há um método no funcionamento dessas reuniões diárias no qual o próximo jogo só é discutido depois do encerramento do ciclo do anterior. Ou seja, o compromisso das oitavas de final só vai entrar, de fato, na pauta do dia a dia da seleção depois do duelo contra Camarões, na sexta.
O diagnóstico que Lasmar apresentar sobre Neymar (e também em relação a Danilo e Alex Sandro) no sábado (3), portanto, será crucial para saber se será possível ter os jogadores em campo ou não.
Apesar desse acompanhamento dia a dia de Neymar, já há uma percepção interna na comissão de que é pouco provável que ele esteja pronto a tempo para atuar nas oitavas, segundo apurou a ESPN. Caso o Brasil confirme a liderança do grupo G, o que conseguirá com empate ou até derrota para Camarões, o próximo jogo será já na segunda-feira (dia 5).
É improvável que Neymar consiga ser testado fisicamente em campo e também em algum trabalho com bola em espaço tão curto de tempo após a lesão ligamentar lateral no tornozelo direito. Se jogar mesmo na segunda, o Brasil fará apenas dois treinos antes da partida.
Na última quarta, a CBF divulgou imagens de Neymar trabalhando na piscina, sob orientações do preparado físico Ricardo Rosa, ao lado de Alex Sandro, que tem problema muscular no quadril. Já Danilo, com lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo, esteve no campo do Estádio Grand Hamad para exercícios físicos – ainda sem chuteira, apenas de tênis.
Nesta quinta, a imprensa só teve acesso a 15 minutos da atividade no CT da seleção brasileira, e nem Danilo ou Alex Sandro apareceram no campo, fosse para trabalhos específicos à parte ou para realizarem a mesma atividade que seus companheiros. Mas estavam tratando no Grand Hamad.
Ainda que saiba que ter Neymar em campo nas oitavas será difícil, a seleção brasileira também mantém otimismo nos bastidores, entendendo que poderá voltar a contar com seu camisa 10 no Qatar. Isso porque não houve nenhum regresso no tratamento, que evolui bem. Apenas o tempo que segue sendo inimigo para a total recuperação de um problema delicado.
Algo que Tite e sua comissão técnica também colocarão sobre a mesa quando forem avaliar o possível uso de Neymar será a “necessidade do time”. Desde que, claro, ele reúna o mínimo de condições para ajudar – mesmo que longe do máximo de sua capacidade.
Contra a Suíça, o craque foi substituído por Fred, o que fez com que Lucas Paquetá atuasse mais avançado, assumindo, de fato, o papel de Neymar. Já diante de Camarões, Rodrygo será escalado para a função – ele também a fez quando entrou no segundo tempo diante dos suíços e conseguiu a assistência para o gol único de Casemiro.
Já em relação aos laterais, Danilo é quem apresenta o estágio mais avançado na recuperação por já ter conseguido ir a campo para trabalhos físicos. Vale ressaltar, no entanto, que embora também no tornozelo, a lesão é bem diferente da de Neymar (uma é do lado “de fora” do tornozelo, a outra na parte interna), o que faz com que os tratamentos também sejam distintos.
Alex Sandro, por sua vez, tem uma contusão muscular, vista com menos gravidade do que os problemas ligamentares nos tornozelos dos companheiros. O que também não significa, por outro lado, que ele estará certamente apto para as oitavas.
Na direita, o reserva imediato é Éder Militão, com Daniel Alves como opção; e, na esquerda, Alex Telles jogará caso o lateral da Juventus não tenha condições de retornar.