A Copa do Mundo do Qatar inicia neste sábado (3) a fase de oitavas de final e 16 países ainda seguem vivos na briga pela tão sonhada taça. E um detalhe que chama atenção no Mundial de 2022 é a quantidade de jogadores naturalizados que atuam por diferentes seleções e podem ser campeões por uma pátria diferente da que nasceram.
A disputa teve início com 28 das 32 seleções com pelo menos um jogador naturalizado entre os convocados, totalizando 137 atletas. Somente Arábia Saudita, Argentina, Brasil e Coreia do Sul ficaram fora no quesito. E apesar de o Mundial do Qatar já ter afunilado para a metade dos países que iniciaram a competição, ainda assim o número é elevado: 14 das 16 seleções que estão nas oitavas têm naturalizados, com a seleção brasileira e a sul-coreana como exceções.
Classificado pela segunda vez na história às oitavas da Copa, o Marrocos é quem lidera a contagem com um total de 14 jogadores convocados que não nasceram no país africano. Os destaques ficam por conta do goleiro Yassine Bounou, do Sevilla, que é nascido no Canadá, o lateral-direito Achraf Hakimi, do Paris Saint-Germain, nascido na Espanha, e ainda o atacante Hakim Ziyech, do Chelsea, que nasceu na Holanda.
Outros nomes conhecidos do futebol mundial que estão nas oitavas e podem ser campeões por países diferentes dos que nasceram são: Édouard Mendy, goleiro de Senegal e do Chelsea, nascido na França, Sergiño Dest, lateral-direito do Milan e dos Estados Unidos, que nasceu na Holanda, assim como Raheem Sterling, camisa 10 da seleção inglesa, que nasceu na Jamaica, e o zagueiro Pepe, de Portugal, que nasceu no Brasil.
Vale lembrar que, em alguns casos, os jogadores naturalizados chegaram ainda jovens ao país pelo qual escolheram defender a seleção nacional, inclusive passando pelos times de base. Em outros, nunca chegaram a viver no país que defendem, mas por conta de laços familiares, puderam optar pela nacionalidade.
Assim como também há atletas que só passaram a vestir a camisa de uma certa seleção já no time principal, depois de não terem sido aproveitados pela seleção do país em que nasceram.
A quantidade de jogadores naturalizados nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar é tão grande que o ESPN.com.br montou uma “convocação” com 26 atletas que nasceram em países diferentes dos que atuam. Obviamente, nem todos os nomes foram contemplados, mas sim alguns dos principais. Ele foram divididos, posição por posição. Veja abaixo:
Goleiros
Diogo Costa (Portugal) – Nasceu em Rothrist, Suíça
Yassine Bounou “Bono” (Marrocos) – Nasceu em Montreal, Canadá
Édouard Mendy (Senegal) – Nasceu em Montivilliers, França
Laterais
Achraf Hakimi (Marrocos) – Nasceu em Madri, Espanha
Sergiño Dest (EUA) – Nasceu em Almere, Holanda
Noussair Mazraoui (Marrocos) – Nasceu em Leiderdorp, Holanda
Raphaël Guerreiro (Portugal) – Nasceu em Le Blanc-Mesnil, França
Zagueiros
Aymeric Laporte (Espanha) – Nasceu em Agen, França
Dejan Lovren (Croácia) – Nasceu em Zenica, Bósnia
Kalidou Koulibaly (Senegal) – Nasceu em Saint-Dié-des-Vosges, França
Pepe (Portugal) – Nasceu em Maceió (AL), Brasil
Meio-campistas
William Carvalho (Portugal) – Nasceu em Luanda, Angola
Eduardo Camavinga (França) – Nasceu em Cabinda, Angola
Otávio (Portugal) – Nasceu em João Pessoa (PB), Brasil
Mateo Kovacic (Croácia) – Nasceu em Linz, Áustria
Matheus Nunes (Portugal) – Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), Brasil
Sofyan Amrabat (Marrocos) – Nasceu em Huizen, Holanda
Iliman Ndiaye (Senegal) – Nasceu em Rouen, França
Mario Pasalic (Croácia) – Nasceu em Mainz, Alemanha
Atacantes
Raheem Sterling (Inglaterra) – Nasceu em Kingston, na Jamaica
Hakim Ziyech (Marrocos) – Nasceu em Dronten, Holanda
Luuk de Jong (Holanda) – Nasceu em Aigle, Suíça
Ansu Fati (Espanha) – Nasceu em Bissau, Guiné-Bissau
Awer Mabil (Austrália) – Nasceu em Kakuma, Quênia
Xherdan Shaqiri (Suíça) – Nasceu em Gjilan, Kosovo
Breel Embolo (Suíça) – Nasceu em Yaoundé, Camarões
Países das oitavas que ‘sobraram’ na seleção
Japão: Daniel Schmidt (goleiro) – Nasceu em Illinois, Estados Unidos
Polônia: Matty Cash (lateral-direito) – Nasceu em Slough, Inglaterra/ Nicola Zalewski (lateral-esquerdo) – Nasceu em Tivoli, Itália