Houve uma explosão em uma base área onde ficam aviões bombardeiros das forças nucleares da Rússia nesta segunda-feira (5), de acordo com um governador do país.
A explosão aconteceu na base de Engels, na cidade de Saratov, a 185 quilômetros de Moscou e longe da fronteira com a Ucrânia.
Roman Busargin, governador da região de Saratov, disse que houve um estrondo alto e um flash de luz na base aérea.
A base de Engels fica a cerca de 730 quilômetros de Moscou. É uma das duas bases que abrigam mísseis cruzeiro e bombas nucelares da Rússia (a outra fica no extremo oriente do país).
A Rússia tem de 60 a 70 aviões bombardeiros estratégicos de dois tipos: o Tu-95MS Bear e o Tu-160 Blackjack. Ambos são capazes de transportar bombas nucleares e mísseis de cruzeiro equipados com armas nucleares.
“Quero garantir que nenhuma emergência ocorreu nas áreas residenciais da cidade. Não há motivos para preocupação. Nenhuma infraestrutura civil foi danificada”, escreveu Busargin no Telegram.
“As informações sobre incidentes em instalações militares estão sendo verificadas pelas agências de aplicação da lei”, disse ele
Outra explosão no mesmo dia
No mesmo dia, um caminhão-tanque explodiu em uma outra base, a da cidade de Ryazan, a 185 quilômetros de Moscou. Três pessoas morreram, de acordo com a agência de notícias estatal RIA.
Ryazan e Saratov estão a centenas de quilômetros da Ucrânia, onde a invasão da Rússia está em seu décimo mês e a Rússia lançou uma nova rodada de ataques com mísseis na segunda-feira.
Questionado sobre os incidentes, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: “Não tenho essa informação. Acabei de ver os relatos da mídia, mas não tenho informações específicas. Não posso comentar. “