O ex-jogador Kaká afirmou que os brasileiros não tratam os ídolos no futebol como eles mereceriam, citando como exemplos o tratamento dado a Ronaldo Fenômeno e Neymar. “É estranho falar isso, mas muitos brasileiros não torcem para o Brasil. Acontece às vezes. Se vocês virem o Ronaldo andando por aqui, vão ficar ‘uau’, ele tem algo diferente aqui. No Brasil, é só um gordo andando pela rua”, disse Kaká durante uma entrevista ao programa de televisão BeIN Sports, da Inglaterra.
O assunto surgiu quando Kaká afirmou que muita gente no Brasil estava falando mal de Neymar durante a Copa do Mundo no Catar. “Neste momento, muitas pessoas no Brasil estão falando sobre o Neymar, mas de uma forma negativa”, declarou Kaká, sendo questionado se o motivo eram as questões políticas envolvendo o jogador. “Talvez, talvez seja por política, mas nós, brasileiros, às vezes não reconhecemos nossos talentos”, argumentou.
Kaká havia sido perguntado se existe uma crença no país que o Brasil poderia ser campeão da Copa do Mundo. Ao declarar que muitos torcedores não torcem pela seleção brasileira, os comentaristas do programa, John Terry e Gary Neville, ex-jogadores da seleção inglesa, se surpreenderam. “Espera aí… Ronaldo não tem o mesmo apreço dos brasileiros como ele tem de nós?”, perguntou Richard Keys, apresentador do programa. “É claro, vários brasileiros amam o Ronaldo, eu amo o Ronaldo, mas é diferente a forma como ele é respeitado no Brasil e aqui fora, eu vejo mais respeito com ele fora do país do que lá”, opinou Kaká.