O Brasil que foi eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo, diante da Croácia, teve média de idade de 27,8 anos no Qatar. Foi a despedida de muitos da seleção, mas vários outros nomes devem seguir vestindo a camisa verde e amarela até o Mundial de 2026, em Estados Unidos, Canadá e México.
Pensando justamente no próximo ciclo, o ESPN.com.br projetou a idade que cada um dos convocados terá daqui três anos e meio, quando a próxima Copa começar. Somente quatro estarão abaixo do que foi a média de 2022, mas quase metade do grupo terá ainda menos de 30 anos.
Daniel Alves e Thiago Silva, os dois mais experientes do Brasil no Qatar, com 38 e 39 anos respectivamente, já anunciaram que encerraram seus ciclos na seleção. O lateral terá 43 na próxima Copa, e o zagueiro 41.
Entre os goleiros de Tite, Weverton, 34, é o mais velho. Terá 38 em 2026. Já Alisson, que tem 30, chegará com 33, e Ederson, de 29, terá feito 32. Normalmente, jogadores da posição conseguem manter o alto nível mesmo em idades mais avançadas, então, não é improvável imaginar que a dupla que atua na Premier League siga sendo chamada para o próximo ciclo.
Nas laterais, além de Daniel Alves, a tendência é de mudanças. O mais jovem dos convocados por Tite é Alex Telles, com 29. Ele terá 33 no próximo Mundial. Já Danilo e Alex Sandro têm 31 e estarão, respectivamente, com 34 e 35 no momento que a Copa de 2026 se iniciar.
Na zaga, Éder Militão certamente ganhará espaço no próximo ciclo. Com 24 anos, ele chegará com 28 aos EUA, Canadá e México. Bremer, 25, terá 29 e também seguirá no radar. Já Marquinhos, atualmente com 28 anos, terá 32, seis anos a menos do que Thiago Silva teve e foi titular no Qatar.
Pilar defensivo do Brasil, Casemiro disputou a Copa entre os “trintões” do time. Na próxima Copa, estará com 34. Seu reserva, Fabinho, tem 29 e fará 32 para o Mundial de 2026. Um ano a mais, 33, terá Fred (no Qatar, 29), enquanto Bruno Guimarães, 25, vai chegar com 28.
O caso do meio-campista do Newcastle é exatamente o mesmo de Lucas Paquetá. Já Everton Ribeiro, 33, provavelmente, fez sua última Copa, já que estará com 37 em 2026.
No ataque é onde estão os nomes mais jovens do Brasil. Tirando Neymar, nenhum dos convocados de Tite terá feito 30 anos. Os “caçulas” no Qatar foram Gabriel Martinelli e Rodrygo, que jogaram a Copa com 21 anos. Os dois terão 25 quando o próximo Mundial começar. Antony e Vinicius Jr., que têm 22, estarão com 26. Raphinha, Richarlison, Gabriel Jesus e Pedro, com 25 no Qatar, 29.
Por fim, a maior dúvida que rondará a seleção brasileira: Neymar. O craque chegou a dizer que esta seria sua última Copa do Mundo, mas evitou confirmar a despedida após a queda para a Croácia. Ele tem hoje 30 anos e estará com 34 no próximo Mundial. É um ano a menos, por exemplo, do que tem Lionel Messi na disputa no Qatar com a Argentina, e três abaixo do português Cristiano Ronaldo.