Renato Aragão, o eterno Didi Mocó, usou as redes sociais para publicar uma foto celebrando a alta hospitalar após ficar dois dias internado em um hospital do Rio de Janeiro. O humorista sofreu um Acidente Isquêmico Transitório (AIT), mas se recupera bem e em casa: “Didi está on!”, escreveu na legenda.
Os seguidores lotaram a área de comentários com mensagens positivas e de apoio ao ator. “Melhorou? Que maravilha!”, escreveu uma fã. “Didi maravilhoso!”, elogiou uma segunda internauta. “Graças a Deus!”, “Sempre on”, ‘Sr. Renato Aragão, sou um grande fã seu. Ainda bem que está bem, um grande abraço aqui de Portugal” e “Já fez o Brasil dar muitas gargalhadas” foram alguns dos vários comentários dos fãs.
De acordo com o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, especialista em doenças vasculares do cérebro, o AIT é semelhante a um princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mas, ao contrário do AVC, o problema é revertido de forma espontânea. “Os sintomas duram no máximo 24 horas. Na maioria dos casos, eles duram apenas alguns minutos”, explica.
O AIT é caracterizado por:
- Dormência em um lado do corpo;
- Tontura;
- Dificuldade para enxergar;
- Dificuldade ou perda da fala.
O especialista explica que o Acidente Isquêmico Transitório acontece quando uma pequena artéria é obstruída por um trombo, mas o próprio corpo consegue reestabelecer a circulação sanguínea e reverte a situação. Dessa forma, os sintomas são resolvidos naturalmente em pouco tempo.