Renata Calheiros foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na tarde desta quinta-feira, 15, em sessão pública especial na Assembleia Legislativa de Alagoas. Ela assume o posto que foi ocupado por Cícero Amélio, aposentado após uma longa disputa nos tribunais brasileiros.
Renata Pires Pereira Calheiros é formada em administração pública pela Universidade de Brasília (UNB) e tem especialização em primeira infância em Harvard. Ela é casada com o ex-governador de Alagoas e senador eleito Renan Filho. Acumula mais de 15 anos de experiência na gestão pública, além de ser técnica concursada da Caixa Econômica Federal desde 2001.
Na manhã de hoje, Renata Calheiros e outros cinco candidatos à vaga foram submetidos à uma sabatina.
Veja Também: Comissões da ALE aprovam seis nomes para vaga no TCE; plenário decide à tarde
Como primeira-dama, entre os anos de 2015 e 2022, ela foi idealizadora e coordenadora Geral do Programa Criança Alagoana (CRIA), com foco na primeira infância; idealizadora e coordenadora Geral do Programa Alagoas Feita à Mão, que enfatiza ações voltadas à valorização do patrimônio cultural, promoção, comercialização e apoio à atividade produtiva; idealizadora e coordenadora da estratégia de melhoria da qualidade de ensino na Secretaria Municipal de Educação de Murici; e idealizadora e coordenadora de ações sociais e culturais da Prefeitura Municipal de Murici (2005 a 2010). Os dados constam no currículo divulgado na inscrição.
A nova conselheira recebeu 22 votos dos deputados. Kézia Sayonara Franco Rodrigues Medeiros obteve dois votos. Fábio José Correia Leal Costa, Basile Georges Campos Christopoulos, Flávio Gilberto Farias dos Santos e Lisângela Maria Rubik da Silva não receberam votos.