Natal na praia: Quinze trechos do Litoral alagoano estão impróprios para banho

Quinze trechos do Litoral alagoano estão impróprios para banho nesta semana . É o que aponta o boletim de balneabilidade das praias e rios emitido nesta sexta-feira, 23, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Segundo o relatório, as amostras foram coletadas no dia 19 deste mês, em 66 trechos, que vão deste o Pontal do Peba a Maragogi.

Ascom/Sedetur

Uma das características de Maceió são suas praias urbanas belíssimas e cores que encantam turistasaia

No Litoral Sul, dos 23 trechos avaliados, apenas um – na foz do rio Niquim, na Barra de São Miguel – está inadequado para banho de mar.

Em Maceió, 10 áreas das 20 monitoradas, devem ser evitadas pelos banhistas:

  • Duas destas ficam na praia do Pontal da Barra, próximo ao emissário da casal;
  • Duas na praia da Avenida, entre as interseções da Av. Assis Chateaubriand com as ruas Dias Cabral e Barão de Anadia;
  • Duas na praia de Pajuçara, entre as interseções da Av. Dr. Antônio Gouveia com as ruas a João Carneiro e Júlio Plech Filho;
  • Uma na praia de Ponta Verde, no trecho próximo a interseção da Av. Silvio Carlos Viana com a rua Profª Higia Vasconcelos;
  • Uma na praia de Jatiúca, no trecho próximo a interseção da Av. Álvaro Otacílio entre as Avenidas Antônio de Barros e Empresário Carlos da Silva Nogueira; e
  • Duas na praia de Cruz das Almas, entre as interseções da Av. Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as ruas Mascarenhas de Brito e Padre Luiz Américo e entre as ruas Padre Luiz Américo Galvão e Mauro Machado.

Já no Litoral Norte, quatro pontos estão em desconformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e precisam ser evitadas. Todas elas estão na cidade de Maragogi, em frente à Foz do Rio Salgado; em frente foz do Rio Maragogi; em frente à Praça Multieventos e em frente à Foz do Rio Persinunga.

Recomendação

As praias são consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água. As praias são consideradas impróprias quando não obedecem ao critério anterior ou quando apresentam na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.

A recomendação do IMA é que seja evitada em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de floração de algas, principalmente no trechos das praias da Avenida ao Sobral.

Clique aqui para ver o boletim na íntegra.

Veja Mais

Deixe um comentário