Depois da Câmara dos Deputados informar que irá submeter os servidores a detector de metal até o fim da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, a Secretaria de Polícia do Senado Federal também anunciou que vai adotar medidas rigorosas e reforçar a segurança no perímetro da Praça dos Três Poderes.
O anúncio ocorre dois dias após deflagração de uma ameaça de bomba no aeroporto.
Durante esta semana, será obrigatório que todas as pessoas passem pelos pórticos de raio-X e detectores de metal para adentrar nas dependências do prédio do Senado Federal.
A medida direciona-se a servidores, funcionários terceirizados e prestadores de serviço. Durante esse período, também não será permitida a entrada de visitantes.
O acesso a entregadores de alimentos ou motoristas de aplicativo não será concedido. As entregas de alimento e o embarque ou desembarque de passageiros deverão ser procedidos na área externa ao Senado Federal.
Também não será permitida a entrada de correntistas nas agências bancárias da Casa que não integrem o quadro de colaboradores. Apenas senadores, servidores, profissionais terceirizados e estagiários poderão utilizá-las.