Depois de subir a rampa do Palácio do Planalto com o presidente Lula, os oito representantes dos grupos sociais contaram sobre a emoção de participar da posse em Brasília no domingo (1º).
Em um momentos mais marcantes, o presidente recebeu a faixa presidencial dos oito participantes. Leia abaixo o que eles disseram após o dia histórico.
Aline Sousa – A catadora de recicláveis do Distrito Federal, que passou faixa presidencial para o presidente Lula, resumiu o que sentiu no momento em poucas palavras: ‘Segurei o choro’, disse em entrevista à TV Globo.
Murilo de Quadros Jesus – O professor de português e inglês, morador de Curitiba, caracterizou como “indescritível” o momento em que soube que iria participar da posse: “Eu não conseguia parar de chorar”. O professor disse ainda que o convite para o evento foi feito um dia antes.
Flávio Pereira – ‘Tenho maior orgulho de ter feito parte desta luta’, revelou o artesão paranaense que entregou a faixa presidencial para Lula. Ele estava em Brasília para assistir à cerimônia de posse e foi convidado no dia anterior para participar da subida da rampa.
Francisco Carlos do Nascimento e Silva – Aos 10 anos, o pequeno morador de São Paulo resumiu a emoção do segundo encontro com o presidente Lula em poucas palavras: “Me senti muito feliz, muito privilegiado de estar com o presidente do Brasil”.
Ivan Baron – Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, Ivan contou que recebeu uma ligação da primeira dama Janja com o convite para ir na festa em Brasília. Ele disse que só soube que iria subir a rampa alguns minutos antes da solenidade: “Foi uma grande emoção. Eu fiquei sem chão”.
Jucimara Fausto da Silva – Depois da emoção da cerimônia de posse, a cozinheira revelou o que fazia na Vigília Lula Livre, em Curitiba e a sensação de estar em Brasília e entregar a faixa presidencial do presidente após subir a rampa do Palácio do Planalto: “Missão cumprida”.
Weslley Viesba Rodrigues Rocha – “Imensurável, essa é a sensação de fazer parte desse momento, é um privilégio grande”, disse o metalúrgico do Grande ABC após fazer parte da cerimônia de entrega da faixa para Lula. Ele disse ainda que “está sem acreditar no momento que viveu”.
Cacique Raoni – O Instituto Raoni classificou a participação do cacique de 90 anos como convidado da posse de Lula como um momento de reparação histórica aos povos indígenas. O líder do povo Kayapó, acompanhou o presidente na subida da rampa do Palácio do Planalto e na passagem da faixa.