Catadora que passou faixa para Lula sofre ataques por ter fotos na Europa

Comentários agressivos foram publicados nas fotos em que Aline Sousa, de 33 anos, aparece em viagem na Europa. Mulher foi à Itália em abril por meio de programa do governo federal.

TV Globo/Reprodução

Aline Sousa, de 33 anos, entregou faixa para o presidente Lula

A catadora de recicláveis do Distrito Federal Aline Sousa, de 33 anos, responsável por colocar a faixa presidencial no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a posse, sofreu ataques preconceituosos no Instagram ao longo desta semana. Em mensagens agressivas, usuários da rede social questionaram o motivo de Aline ter viajado à Europa em abril.

Nesta quarta-feira (4), Aline divulgou um vídeo contando sobre suas experiências no exterior. Ela disse que a visita à Itália ocorreu para que pudesse conhecer a metodologia de lixo zero aplicada no país.

“A nossa missão lá foi para a gente conhecer, se aprofundar nas metodologias e na implantação no sistema de Lixo Zero. No Brasil, a gente ainda está muito atrasado nesta questão do avanço e da valorização da reciclagem”, explicou.

 

Uma das fotos da publicação de Aline na Itália, que gerou comentários agressivos. — Foto: Divulgação/Redes sociaisUma das fotos da publicação de Aline na Itália, que gerou comentários agressivos. — Foto: Divulgação/Redes sociais

A catadora comentou ainda que o intercâmbio foi feito graças ao apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal e do Ministério do Desenvolvimento Regional. Além disso, Aline revelou que a viagem foi viabilizada pela deputada federal Bia Kicis (PL). Ou seja, a viagem não foi financiada por ela.

Entre os comentários, Aline é acusada de ser “hipócrita” e de ter “mentido para o povo brasileiro”. Confira:

Usuários de rede social atacam catadora que passou faixa presidencial para Lula — Foto: Instagram/ReproduçãoUsuários de rede social atacam catadora que passou faixa presidencial para Lula — Foto: Instagram/Reprodução

Moradora da Estrutural

Lula recebe a faixa presidencial no Palácio do Planalto — Foto: REUTERS/Ueslei MarcelinoLula recebe a faixa presidencial no Palácio do Planalto — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

Aline é catadora de materiais recicláveis desde os 14 anos, assim como a mãe e a avó. Todas trabalham na mesma cooperativa. Ela integrou o Movimento Nacional de Catadoras e é beneficiária do Minha Casa, Minha Vida – programa habitacional criado no governo Lula.

Mãe de sete filhos, também é a atual presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF e Entorno (Centcoop-DF). E ainda é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário