Com Rei Pelé ainda interditado, Campeonato Alagoano começa neste sábado; confira os detalhes

Ascom CSA

CSA e CRB são os maiores campeões alagoanos, com 40 e 32 títulos, respectivamente

A bola vai rolar! O Campeonato Alagoano começa neste sábado (14). CSA, ASA, Coruripe e CSE são os primeiros times a estrearem na competição. No domingo (15), será a vez de CRB, Cruzeiro de Arapiraca, Murici e Aliança entrarem em campo.

Dois jogos farão a abertura da competição, neste sábado, às 16 horas. CSE e CSA se enfrentam no Estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios; ASA e Coruripe vão jogar no Estádio Municipal de Arapiraca.

No dia seguinte, o CRB enfrenta o Cruzeiro, no Estádio Gérson Amaral, em Coruripe, às 16 horas. No mesmo horário, Murici e Aliança duelam no Estádio José Gomes da Costa.

PRÓXIMAS RODADAS

2ª rodada

  • 17/01/2023 – CSA x ASA, às 19h30, no Estádio Gerson Amaral (Coruripe)
  • 18/01/2023 – Cruzeiro x Murici, às 20h, no Estádio Municipal (Arapiraca)
  • 19/01/2023 – Aliança x CRB, às 19h, no Estádio Juca Sampaio (Palmeira dos Índios)
  • 21/01/2023 – Coruripe x CSE, às 16h, no Estádio Gerson Amaral (Coruripe)

3ª rodada

  • 24/01/2023 – CSA x Murici, às 19h, no Estádio Rei Pelé (Maceió)
  • 25/01/2023 – ASA x CSE, às 20h, no Estádio Municipal (Arapiraca)
  • 25/01/2023 – Aliança x Cruzeiro, às 20h, no Estádio Juca Sampaio (Palmeira dos Índios)
  • 25/01/2023 – CRB x Coruripe, às 20h30, no Estádio Rei Pelé (Maceió)

4ª rodada

  • 28/01/2023 – CRB x CSA, às 16h, no Estádio Rei Pelé (Maceió)
  • 28/01/2023 – Murici x ASA, às 16h, no Estádio José Gomes da Costa (Murici)
  • 28/01/2023 – Coruripe x Aliança, às 19h, no Estádio Gérson Amaral (Coruripe)
  • 29/01/2023 – CSA x Cruzeiro, às 16h, Estádio Juca Sampaio (Palmeira dos Índios)

REI PELÉ INTERDITADO

O CSA não “jogou em casa” neste início de temporada e nem o CRB realizará seu jogo no Estádio Rei Pelé no próximo domingo. Isso porque a principal praça esportiva do estado se encontra em reformas do gramado e em alguns pontos da arquibancada. A previsão é de que o Trapichão esteja liberado para a estreia do Galo na Copa do Nordeste, diante do Sergipe, que até o momento está marcada para o próximo dia 22.

TIMES PARTICIPANTES

Entram pra vencer

CRB – atual campeão estadual, tem 32 títulos. Com um elenco recheado de novidades, a tendência é de uma equipe que brigue para defender o título este ano. Comandado por Umberto Louzer, a diretoria regatiana manteve em seu elenco o atacante Anselmo Ramon e o goleiro Diogo Silva, principais nomes da equipe na temporada passada.

Francisco Cedrim/Ascom CRB

A permanência de Anselmo Ramon é o “grande reforço” do CRB para a temporada 2023

CSA – maior campeão estadual, tem 40 títulos. Em 2022, foi eliminado nas semifinais. Apesar do rebaixamento à Série C, o Azulão é um dos candidatos ao título. O time fez muitas contratações. Destaque para o goleiro Paulo Ricardo, que defendeu três pênaltis na classificação do time na Copa do Nordeste e do volante Bruno Matias, que tem sido bastante elogiado por suas atuações. Foi campeão pela última vez em 2021.

Morgana Oliveira/Ascom CSA

Em reconstrução após queda à Serie C, CSA é um dos favoritos ao título do Alagoano

ASA – com sete títulos conquistados, o Gigante é o maior campeão da 1ª década do século. Após um período no ostracismo, o Fantasma voltou a se destacar no cenário estadual. No ano passado, o time foi vice-campeão na última edição da competição. Manteve a base da equipe que quase conseguiu o acesso à Série C. Destaque para a permanência do meia Anderson Feijão e a contratação do atacante Lúcio Maranhão. A última vez que levantou o título foi em 2011.

Remir Peixoto/Ascom ASA

Anderson Feijão foi artilheiro do Alagoano do ano passado e é um dos destaques do ASA

Podem surpreender

Aliança – equipe recheada de jovens, se manteve na elite do futebol alagoano. O time tem como missão buscar a classificação às semifinais. Destaque para o meia Vam Baster, que segue na equipe.

Coruripe – é o promovido da Série B do Alagoano. O time retorna à elite da competição com boa parte da equipe da última temporada. Destaques para o zagueiro Willames José, o meia Palhinha e o atacante Perea. O Hulk já conquistou a competição três vezes e não levanta a taça desde 2014.

Augusto Oliveira/Ascom FAF

O colombiano Perea marcou um dos gols do título do Coruripe da 2ª divisão do Campeonato Alagoano

CSE – após boa campanha na Série D do ano passado, o Tricolorido aposta na experiência do técnico Oliveira Canindé para voltar a fazer uma boa campanha no Campeonato Alagoano. O grande nome da equipe é o volante Caique Valdívia, que defendeu o ASA em temporadas anteriores. Apesar de nunca ter conquistado o Estadual, o clube já foi vice em duas oportunidades.

Cruzeiro – o time arapiraquense voltou a ter protagonismo no cenário estadual. Após vencer a Copa Alagoas de 2022, conquistou vaga para a Série D deste ano. A diretoria resolveu investir numa equipe experiente. Destaque para o meia Edinho, que jogou a Série D pelo CSE.

Murici – optou por uma equipe experiente para a disputa do Alagoano de 2023. O grande nome da equipe é o meia Morais, que já atuou por Vasco da Gama e Corinthians. O Verdão das Matas foi campeão da competição em 2010.

Jailson Colácio/Ascom Murici

O experiente Morais é a grande arma do Murici

FÓRMULA DE DISPUTA

Na primeira fase da competição, os oito times se enfrentarão entre si em sete rodadas. Ao final da primeira parte, os quatro melhores colocados se classificarão às semifinais. O primeiro enfrenta o quarto e o segundo pega o terceiro. O último colocado será rebaixado à Série B do Alagoano.

As semifinais serão disputadas em jogo único na casa do melhor classificado. A final será disputada em dois jogos, com o último jogo sendo realizado na casa do time que tiver a melhor campanha.

Veja Mais

Deixe um comentário