A social media Beatriz Lourenço, de 25 anos, é mãe de várias personalidades famosas: do Toretto, personagem de Velozes e Furiosos, do Solimões, da dupla sertaneja com o Rionegro, do frio e calculista Thomas Shelby, da série “Peaky Blinders” e até mesmo do pagodeiro Zeca Pagodinho.
É que a jovem de Franca (SP) teve uma ideia inusitada para comemorar os primeiros meses de vida do filho dela, José Francisco, o Zezé. A cada mês do primeiro ano de vida dele ela vestia o pequeno caracterizado com um personagem inusitado e fazia uma pequena festinha temática para o bebê que, hoje, já tem um ano e cinco meses.
A criatividade da mãe e a fofura do bebê foram parar nas redes sociais (veja abaixo as fotos de todos os personagens). Em poucos dias, os vídeos renderam mais de 8,9 milhões visualizações.
“Eu fico pensando: imagina quando ele for adolescente e contar isso pros amigos? Vai ser legal demais. Os amiguinhos vestidos de galinha pintadinha, e ele, de Mano Brown”.
A mãe do Zezé tinha cerca de 3 mil seguidores nas redes sociais, todos conhecidos de Franca, mas o número tem subido com os compartilhamentos. Hoje, já são mais de 22 mil. Alguns chegaram até a arriscar palpites dos temas.
Bia conta que não chegou a imaginar que o vídeo dos ‘mêsversários’ do filho fosse viralizar tanto e não tinha planos de fazer novas festas temáticas mensais. Mas pode ser que isso mude até o aniversário de 1 ano e meio do pequeno, que está bem próximo.
“Depois da explosão do vídeo, é algo a se pensar. A gente até comentou sobre isso, vai que rola”, diz a social media.
De mês em mês
Cada ‘mêsversário’ do Zezé tem uma história, que vai desde a escolha do personagem até a logística para conseguir montar as fotos. Mas se engana quem pensa que foi algo super planejado: a chave de tudo foi a improvisação.
“Nunca fui uma grávida super iludida que planejava fazer mêsversário, nada do tipo. Tanto é que meu filho foi ter nome quando eu já estava de nove meses”, revela.
A ideia de fazer as celebrações mensais veio no fim da gestação. Bia afirma que não é muito fã dos ‘mêsversários’ tradicionais, nem de ensaios fotográficos de recém nascidos, e que não curte desenhos animados – até hoje o bebê não assiste nenhum.
Apenas três ‘mêsversários” foram decididos antes do Zezé nascer: Ronaldo Fenômeno, ídolo de André, o pai do bebê, Mano Brown, ídolo do casal, e Thomas Shelby, personagem da série Peaky Blinders que entreteve a Bia durante a gestação.
1º mês: Zezé Toretto
Em 5 de agosto de 2021, Bia deu à luz a José. Com tantos preparativos e emoções que envolvem a chegada de um filho, os pais não chegaram a se preocupar qual seria o tema do primeiro mêsversário. Mas um detalhe foi muito importante: Zezé nasceu careca.
“A gente pensou: vamos escolher um personagem que seja careca, e aí, por isso, a gente escolheu o Toretto”, revela Bia. O personagem da franquia Velozes e Furiosos é interpretado por um dos carecas mais famosos do mundo, o ator Vin Diesel.
2º mês: Zezé Fenômeno
O ‘mêsversário’ preferido da mamãe foi um dos planejados antes do nascimento do filho, já que o pai da criança é fã do ex-jogador Ronaldo Fenômeno, vencedor das Copas do Mundo de 1994 e 2002.
No último mundial vencido pelo atacante, o corte de cabelo “Cascão”, inspirado no personagem da “Turma da Mônica”, fez sucesso. Zezé, é claro, também modificou o visual. A camisa da Seleção Brasileira ficou por conta da vovó costureira.
“Foi legal porque, primeiro, eu pintei o cabelo do menino. A gente morreu de rir, juro, a gente se divertiu muito, tadinho”, conta a social media.
3º mês: Zezé Brown
O terceiro mês foi dedicado a um dos ídolos do casal Bia e André: Mano Brown, rapper e compositor integrante do grupo Racionais MC’s. A curiosidade deste ‘mêsversário’ é que o casal não tinha o boné, acessório bem característico do estilo do cantor.
O pai foi até o Centro de Franca atrás de um boné para o filho e, na loja, acabou explicando o porquê precisava do item.
“O dono da loja emprestou o boné para a gente. Ele não nos conhecia. Ele simplesmente foi gente boa e emprestou o boné”, lembra a mãe.
4º mês: Zezé Zuckerberg
O empresário fundador do Facebook também foi uma das fantasias do Zezé. Diferentemente do magnata, os pais do bebê estavam “sem ideia, e sem grana”, segundo Bia. O único gasto foi o bolo temático. O bebê já tinha uma roupinha azul parecida com as que o empresário costuma usar nas palestras, a avó tinha um microfone para emprestar.
5º mês: Zezé Solimões
A homenagem para o Solimões, da dupla sertaneja clássica Rionegro & Solimões, é fácil de explicar. “Ô povo, o cara é um ícone brasileiro, um ícone do sertanejo, um ícone de ser muito engraçado. Como que não ia escolher ele?”, diz a mãe, conterrânea do músico.
6º mês: Zezé Carrara
A homenagem a Agostinho Carrara, interpretado por Pedro Cardoso na série “A Grande Família”, foi, na verdade, uma referência à avó de Zezé. Quando ela cuida do netinho, costuma vestir o pequeno com um mix de estampas, em um estilo bem característico do personagem. “Tudo propício pra gente fazer de Agostinho Carrara”, afirma Bia.
7º mês: Zezé Raimundo
No sétimo mês, novamente, os pais de Zezé estavam sem ideias para a comemoração. Mas o acaso estava a favor da família: a mãe de uma amiga da Bia deu uma mesinha de madeira para o pequeno e lançou a ideia de fazer o tema da Escolinha do Professor Raimundo. “Fizemos. E ficou realmente muito fofo”, diz Bia.
Os cabelos dessa fantasia e do Solimões foram feitos por meio de edição nas fotos, não por peruca, segundo a mãe.
8º mês: José Francisco
No oitavo mês, não houve ‘mêsversário’, mas foi por um bom motivo. José Francisco Lourenço Ribeiro foi batizado justamente nesta época. Os preparativos, além do dinheiro, consumiram o tempo da mamãe criativa. Quando viu, o pequeno já estava prestes a completar o nono mês de vida.
9º mês: Zezé Senna
O nono mêsversário é uma consequência da falta de comemoração no mês anterior. “Primeiro eu pensei: ferrou, esqueci, sou uma péssima mãe”, conta Bia aos risos. “Mas aí tive a ideia de fazer o Senna ultrapassando o oitavo mês”. E foi assim que ela decidiu homenagear o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, campeão da categoria em 1988, 1990 e 1991.
10º mês: Zezé Shelby
O décimo mês é o último daqueles que foram planejados ainda na gravidez de Bia. Na época, a social media se descreveu como “viciada” na série Peaky Blinders, que conta de uma gangue liderada por Thomas “Tommy” Shelby.
Para caracterizar o pequeno, Bia foi “fria e calculista” tal como o personagem. Como o preço para alugar a roupa era muito caro, ela comprou um terno de batizado para o pequeno, tirou a foto e depois trocou o produto por itens que o bebê realmente precisava.
11º mês: Zezé Pagodinho
Se o preferido de Bia foi o tema de Ronaldo Fenômeno, ela aposta que esse foi o preferido do Zezé. “Porque ele já era mais velho e brincou mais com o chapéu e até com o colar”, explica.
O último mêsversário também foi um dos mais fáceis de serem feitos. A barriguinha de bebê ainda deu um charme a mais para a caracterização. “A gente só colocou o menino de shorts, meteu uma camisetinha, um cordãozinho que a gente já tinha e o bolo. Fim”, conta Bia.
A festa de 1 ano
Se os “mêsversários” já deram um show de criatividade, a expectativa para a comemoração dos primeiros 12 meses de vida do Zezé era alta. Mas, para marcar essa data tão especial e ainda manter o padrão das últimas celebrações, os pais decidiram adotar uma estratégia diferente.
Foi difícil pensar em um tema já que, como o filho tinha apenas 1 ano, não dava sequer para perguntar pra criança. E o menino também não assiste desenhos animados.
Mas, tem um brinquedo pelo qual o José é apaixonado e que, inclusive, foi uma das primeiras palavras dele: bola. Eis o tema do primeiro aniversário do Zezé.
“Um dos critérios que a gente utilizou foi do tema ter a ver com o José. Foi muito legal fazer os mesversários, a gente, como pais, aproveitamos muito, usamos muito a criatividade,mas a gente fez de coisas que a gente gostava”, explica Bia.