Uma fiscalização apreendeu, neste fim de semana, 1.350kg de produtos impróprios para consumo, entre alimentos e itens de limpeza e higiene pessoal. A ação flagrou irregularidade em supermercados, frigoríficos, feiras livres e até mesmo em um abrigo para idosos.
No abrigo, localizado na parte alta de Maceió, foram recolhidos 700 kg de produtos vencidos, entre eles feijão, arroz, mortadela, e produtos de limpeza e higiene pessoal. Já nos supermercados, frigoríficos e feiras foram encontrados 650 kg de produtos fora do prazo de validade.
Os alimentos recolhidos foram encaminhados para o descarte correto no aterro sanitário de Maceió e os estabelecimentos foram notificados e vão receber multas que variam de R$ 180,00 a R$ 19 mil, dependendo da gravidade do caso.
“Na ação deste final de semana, observamos diversas irregularidades dentro desses empreendimentos. Mas, além de fazer o recolhimento dos produtos fora do prazo de validade, levamos orientação e educação em saúde junto aos proprietários e funcionários dos estabelecimentos, para que possam ter um olhar vigilante sobre o que fornecem à população”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.
Denúncias – Para denunciar irregularidades observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.