Mulheres negras celebram legado de Glória Maria: “Mudou nosso mundo”

Jornalista morreu nesta quinta-feira (2) vítima de um câncer no cérebro

Reprodução

Glória Maria e Maria Júlia Coutinho

A morte de Glória Maria, nesta quinta-feira (2), comoveu o Brasil por sua importante história no jornalismo brasileiro. Sua trajetória de mais de 50 anos na televisão foi marcada por diversos momentos de pioneirismo, como ao ser a primeira mulher a entrar ao vivo na TV em cores pelo Jornal Nacional, em 1977, além de ter sido a primeira repórter a aparecer na TV num geral. Em 2007, ela realizou a primeira transmissão em HD da televisão brasileira.

Gloria é considerada também a primeira mulher negra a ter destaque no jornalismo brasileiro, e seu legado e história foram homenageados por outras famosas negras de todas as áreas. Veja:

Taís Araújo, atriz: “Difícil encontrar palavras pra me despedir…mas me brotam palavras pra dizer o que Glória representa: poder, inteligência, caráter, personalidade, identidade, possibilidades, viagens, vigor, bom humor, gargalhadas, dança, musica, champanhe, passaporte, mundo! É isso, Glória mudou meu mundo, mudou o nosso mundo! E todos os passos dados por ela são seguidos por mim e por todas nós. Obrigada, Glória, muito obrigada! Te amo, minha amiga. ”

Sandra de Sá, cantora: “VlwGeral por Geraaal, Glória! Sempre foi luz, referência do jornalismo, provou, ousou e mostrou que sempre podemos ser mais do que esperam de nós! Brigadáça Glória! Brigadáça Mermu. Uma precursora, que abriu caminhos para gerações de mulheres negras, não só no jornalismo, mas em diversas áreas. Que Deus conforte o coração de toda família!”

Zezé Motta, atriz: “Estávamos no início dos anos 70, o período da ditadura do presidente Médici. Glória era atrevida, teve vários problemas com os militares. Enfrentou dificuldades por ser mulher, por ser negra e por ter vindo de uma família pobre. Mas com muito trabalho, mostrou muita dignidade e conseguiu respeito, sua história sempre foi de superação. Foi desbravadora. Foi a primeira mulher e primeira negra a apresentar um jornal na televisão brasileira. Desde sempre derrubando gigantes! Ela, devota de Iemanjá, partiu no dia que é comemorado o dia da Rainha do Mar. Descanse em paz amada”

Lumena Aleluia, ex-BBB: “Hoje o Brasil perdeu um ícone. Glória Maria fez história, abriu passagem para as mulheres negras na televisão. Sua competência, dedicação e principalmente seu carisma sem igual, será eternamente lembrado.”

Maju Coutinho, jornalista: “Transe: “estado de intensa abstração, de exaltação ou de absorção, através do qual alguém sente que transcendeu a realidade sensível.”Foi neste estado que entrei quando encontrei Glória Maria pessoalmente pela primeira vez. Eu estava frente a frente com a pessoa que me abriu o portal para o mundo do possível. Aquela presença negra, intensa e assertiva na maior emissora do país sinalizava para mim que era possível, era preciso, era também meu direito e de outros parecidos comigo ocupar lugares de destaque. Celebro aqui a existência dessa mulher que me ajudou a existir e a resistir.

Érika Januza, atriz: “Estou de coração partido. Glória era inspiração. Quando criança eu via na TV uma mulher negra, viajando pelo mundo, contando coisas incríveis que eu nem nunca imaginei ver de perto. Sempre querida comigo, sempre me contava histórias incríveis, sobre suas filhas ou sobre os inúmeros passaportes completamente preenchidos. Uma mulher inteligentíssima, linda. Me deixou agora um grande sentimento de, não deixe pra fazer amanhã. O amanhã pode não existir mais. Ela sempre chamava pra ir a casa dela e com a correria da vida eu não ia. Aí meu coração tá aqui, reflexivo. A gente tem mania deixar pra depois as coisas. Descanse em paz e que suas filhas, sua família recebam o conforto divino. Você foi única e brilhou muito por aqui. E nunca será esquecida, estará sempre memorizada na história deste país.

 

Mariana Bispo, jornalista: “Glória me fez acreditar que eu também podia. Grande jornalista, reportou com maestria importantes fatos da história. Inspiradora! Grata por tantos caminhos abertos, Glória.”

Jeniffer Nascimento, atriz: “Aí Glória! Você foi e sempre será fonte inesgotável de inspiração ! Ensinou tanto a todos mesmo sem nunca ter nos encontrado pessoalmente . A cada entrevista uma lição! E o seu ocupar sempre foi algo grandioso o majestoso ! Você nos mostrou que uma mulher negra pode sim desbravar o mundo,falar outros idiomas,pode ser firme nos seus ideais, pode romper os portões que nos dizem que não podemos entrar. Glória foi a primeira mulher negra que vi como apresentadora e a partir dali enxerguei um mundo de possibilidades. Minha mãe sempre se inspiração nos seus cortes de cabelo! Gratidão, Glória! Seguiremos honrando o seu legado. Descanse em paz.Que Mamãe Yemanja te receba com muito amor.

Preta Gil, cantora: “Tão difícil encontrar palavras agora. Glória é luz infinita !!!! Todos os nossos encontros foram uma explosão de amor e de ancestralidade. Quase não temos fotos juntas. Ela sabia por mim, o quanto a amava e o quão importante ela foi pra construção da minha força e pra tantas outras meninas negras, que já a tinham como referência. Não consigo escrever, só sentir essa dor e que doa mesmo. Glória é infinita e imortal. Meu mais profundo amor a Laura e Maria a todos os familiares, amigos e fãs dessa DEUSA !!! TE AMO PRA SEMPRE GLÓRIA !!!

 

Fonte: Quem

Veja Mais

Deixe um comentário