Causou polêmica nas redes sociais uma declaração do ator Idris Elba afirmando que parou de se descrever como um “ator negro”. O astro inglês de 50 anos expôs sua reflexão sobre o tema em artigo recém-publicado na versão britânica da revista Esquire.
Astro da franquia ‘Thor’ e de ‘Círculo de Fogo’ (2013), além de constantemente cogitado para substituir Daniel Craig como o próximo James Bond, Elba disse ter parado de se definir como um “ator negro” porque isso acabava o esterotipando.
Elba escreveu: “Se passássemos metade do tempo não falando sobre as diferenças, mas sobre as semelhanças entre nós, todo o planeta teria uma mudança na maneira como lidamos uns com os outros. Como humanos, somos obcecados por raça. E essa obsessão pode realmente atrapalhar as aspirações das pessoas, atrapalhar o crescimento das pessoas”.
“O racismo é muito real. Mas, da minha perspectiva, é tão poderoso quanto você permite que seja. Parei de me descrever como um ator negro quando percebi que isso é um estereótipo”.
Ele concluiu dizendo: “Temos que evoluir. Precisamos. Nossa pele não é nada mais que isso. É apenas pele. Fim de papo”.
“Eu respeito”, escreveu uma pessoa no Twitter junto com o link do texto. “Ele está certo”, concordou outra pessoa. “Não é você que cria o estereótipo, são os diretores e produtores do filmes em que você trabalha”, refletiu uma terceira. “Não concordo”, afirmou mais alguém.