Uma mulher de 48 anos de idade foi presa após depredar patrimônio público nessa terça-feira (21), no município de Pilar, interior de Alagoas. Ela empurrou e derrubou a estátua do escravo Francisco, que ficou muito danificada.
A estátua, do artista Alex Costa, representa o escravo Francisco, última pessoa que foi executada no Brasil por pena de morte, em abril de 1876.
A ação da mulher de depredar o monumento histórico do município foi flagrada por um circuito de segurança instalado na rua que da acesso à Casa da Cultura. Assista:
As imagens mostram o momento que a mulher, que apresentava sinais de embriaguez, tenta puxar a estátua pelas mãos. Ela esboça tentativas de atacar o monumento e, pouco depois, retorna para empurrar a estátua, que ao cair no chão, fica destruída. Após a ação, o vídeo mostra ainda o momento que ela sai do local caminhando, como se nada tivesse acontecido.
A Guarda Municipal do município recebeu as denúncias e conseguiu identificar a mulher, que foi presa em flagrante por dano ao patrimônio público. A estátua será avaliada para passar por procedimento de reparo.