Preservativos reprovados em teste de resistência são apreendidos em Maceió

Fiscalização cumpre determinação da Anvisa, que suspendeu a venda de lotes de preservativos da marca Blowtex após apresentar falha

Cortesia/Visa

Cortesia/Vigilância Sanitária

150 unidades de preservativos reprovados em testes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram apreendidos em farmácias, drogarias e supermercados de Maceó, nesta segunda-feira (27), durante fiscalização da Vigilância Sanitária.

A operação cumpre determinação da Anvisa publicada na quinta-feira (23), no Diário Oficial da União, que suspende a venda, a distribuição e o uso de 57 lotes de preservativos masculinos da Fábrica de Artefatos de Látex Blowtex Ltda, modelos Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera, após falha em testes de estouro antes do prazo de validade previsto no rótulo.

“Estamos cumprindo a decisão da Anvisa, que suspende a venda dessa marca de preservativos. As equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária estão percorrendo os pontos de vendas, tais como drogarias e supermercados para a apreensão dos produtos. Também iremos fiscalizar os motéis da capital, para garantir que esse material não seja utilizado, a fim de prevenir uma possível gravidez indesejada ou infecções sexualmente transmissíveis”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Como é feito o teste – O teste de pressão de estouro é feito para garantir que o preservativo masculino não estoure durante o ato sexual. Para isso, ele é inflado com um fluxo de ar comprimido padrão. Caso seja identificada alguma perda de pressão ou ele estoure antes de atingir os valores estipulados, é identificado o problema, com maior risco de falha durante as relações sexuais.

Notificação – Os estabelecimentos visitados foram notificados a não fornecer mais esse tipo de produto, que pode trazer sérios danos à saúde da população.

Veja Mais

Deixe um comentário