EUA: Casa Branca dá 30 dias para que TikTok seja banido de agências federais

Dado Ruvic/Illustration/REUTERS

Nesta segunda-feira (27), a Casa Branca deu às agências governamentais 30 dias para que o TikTok seja banido de agências federais dos EUA.

Em uma tentativa de manter os dados dos EUA seguros, todas as agências federais americanas devem eliminar TikTok dos telefones e sistemas e proibir o tráfego de internet das agências de chegar à empresa chinesa, disse Shalanda Young, diretora do Escritório de Administração e Orçamento dos Estados Unidos, às agências em um memorando de orientação. A Reuters teve acesso ao documento.

A proibição, ordenada pelo Congresso no final do ano passado, segue ações semelhantes do Canadá, da União Europeia e de Taiwan, além de mais da metade dos estados dos EUA.

A proibição do dispositivo impacta uma pequena porção da base de usuários do TikTok nos EUA e acrescenta combustível aos pedidos de proibição total do aplicativo de compartilhamento de vídeo.

As preocupações com a segurança nacional sobre a China aumentaram nas últimas semanas, depois que um balão chinês voou sobre os EUA.

Propriedade da ByteDance, o TikTok disse que as preocupações são alimentadas por desinformação e negou o uso do aplicativo para espionar americanos. A ação não afeta os mais de 100 milhões de americanos que usam TikTokem dispositivos privados ou de propriedade da empresa. Até a publicação da reportagem, o TikTok não havia comentado o memorando da Casa Branca.

O Congresso votou em dezembro para proibir funcionários federais de usar o aplicativo de vídeo de propriedade chinesa em dispositivos do governo e deu ao governo Biden 60 dias para emitir diretrizes da agência. A votação foi a mais recente ação dos legisladores dos EUA para reprimir as empresas chinesas em meio a temores de segurança nacional de que Pequim possa usá-las para espionar os americanos.

O diretor federal de segurança da informação, Chris DeRusha, disse que “essa orientação faz parte do compromisso contínuo do governo em proteger nossa infraestrutura digital e proteger a segurança e a privacidade do povo americano”.

Muitas agências governamentais, incluindo a Casa Branca, o Departamento de Defesa, o Departamento de Segurança Interna e o Departamento de Estado proibiram TikTokde dispositivos do governo antes da votação.

O TikToka proibição não se aplica se houver segurança nacional, aplicação da lei ou atividades de pesquisa de segurança, mas a liderança da agência deve aprovar essas atividades, disse o memorando de Young e “exceções gerais aplicáveis ​​a uma agência inteira não são permitidas”.

Na terça-feira, o Comitê de Relações Exteriores da Câmara deve votar um projeto de lei que daria ao presidente Joe Biden autoridade para proibir TikTokde todos os dispositivos dos EUA.

“Meu projeto de lei autoriza o governo a proibir TikTokou quaisquer aplicativos de software que ameacem a segurança nacional dos EUA”, disse o representante Mike McCaul, presidente do comitê. “Qualquer pessoa com TikTokbaixado em seu dispositivo deu ao (Partido Comunista Chinês) um backdoor para todas as suas informações pessoais. É um balão espião no telefone deles.”

A American Civil Liberties Union disse que se opõe a uma proibição do Congresso sobre TikTok.

O memorando da Casa Branca disse que dentro de 90 dias, as agências devem abordar qualquer uso de TikTokpor fornecedores de TI por meio de contratos e com agências de 120 dias incluirá uma nova proibição de TikTokem todas as novas solicitações.

Na segunda-feira, o Canadá anunciou a proibição de TikTokde dispositivos emitidos pelo governo, dizendo que apresenta um nível “inaceitável” de risco à privacidade e segurança, aumentando a crescente divisão entre os dois países.

A proibição canadense foi emitida “sem citar qualquer preocupação específica de segurança ou entrar em contato conosco com perguntas”, um TikTokdisse o porta-voz.

As duas maiores instituições de formulação de políticas da União Europeia baniram na semana passada TikTokde telefones de funcionários por motivos de segurança cibernética.

 

Fonte: Reuters

Veja Mais

Deixe um comentário