Moradores de “cracolândia” da orla de Maceió são encaminhadas para atendimento especializado

Ações realizadas em conjunto pelas equipes social e operacional do Programa Ronda no Bairro têm sido constantes em um ponto considerado crítico

Na noite desta quinta-feira (2), a Equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro (PRB)  realizou uma ação de abordagem à população em situação de rua e usuários de álcool e outras drogas, que vivem nas imediações da Orla de Pajuçara e conseguiu encaminhar alguns deles para atendimento especializado.

Ascom PRB

Ações do Programa Ronda no Bairro

Segundo a assessoria do PRB, o local recebe atenção constante por reunir um número considerável de pessoas em vulnerabilidade social, formando uma espécie de “cracolândia” na orla marítima de Maceió.

A ação teve por objetivo acolher, encaminhar e socializar informações a este público. Na abordagem conjunta, enquanto o Operacional realizava revista em busca de entorpecentes, a Equipe Social colhia informações e se colocava à disposição para orientação e encaminhamento para aqueles que demostrassem interesse.

Segundo a coordenadora da Equipe, Vanessa Barros, foram constatadas diversas situações de vulnerabilidade, como falta de documentação civil, realidade socioeconômica precária e vínculos familiares rompidos.

“Após nosso contato, algumas pessoas demonstraram interesse e pediram ajuda. Por isso, de imediato, realizamos encaminhamentos para a Rede Acolhe da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)”, esclareceu.

Como uma superintendência da Seprev, o Ronda no Bairro trabalha em parceria com os demais setores do órgão e instituições que formam uma rede de apoio, necessária para garantir um atendimento diferenciado e humanizado à população em vulnerabilidade social.

“Esse trabalho conjunto é fundamental para garantirmos não só o atendimento dos casos, mas os encaminhamentos necessários das demandas que nos surgem no trabalho de busca ativa”, finalizou Vanessa.

Veja Mais

Deixe um comentário