A 32ª edição do Mundaú Lagoa Aberta acontece neste domingo (05) com o tema: Em Defesa da Vida das Mulheres

A programação traz a roda de diálogos sobre o Direto das Mulheres, o campeonato Mundaú Estilo Livre, Dj Carlos PXT, GUEDXS, Capoeira Engenho Velho e Projeto Arteiro do Grupo Erê para toda a comunidade da beira da lagoa.

O Mundaú Lagoa Aberta promove a sua 32ª edição neste domingo (5), no Monumento ao Milênio, no Vergel do Lago, com o tema “Em Defesa da Vida das Mulheres” celebrando o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março e com a participação de instituições e coletivos feministas de Alagoas na Roda de Diálogos sobre Direitos das Mulheres. A programação também conta com o Campeonato Mundaú Estilo Livre, DJ Carlos PXT, GUEDXS, Capoeira Engenho Velho e Projeto Arteiro do Grupo Erê.

Divulgação

32ª edição Mundaú Lagoa Aberta

O Mundaú Lagoa Aberta promove ações para a comunidade da beira da lagoa em todo o primeiro domingo do mês, sempre com temas relevantes para pôr em debate e promovendo muita movimentação cultural com músicas, oficinas e apresentações. O tema da edição 32ª do movimento é em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, data usada para enfatizar a importância na luta feminista em prol da justiça, igualdade de gênero e respeito da mulher na sociedade. Uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança em 2022 estima que cerca de 18 milhões de mulheres sofreram alguma dessas violências: física, sexual ou psicológicas.

No dia simbólico 8 de março acontecem muitas ações de conscientização e luta pelas mulheres ao redor do mundo, e é importante lembrar também que essa luta vai muito além de apenas um dia no calendário. Diariamente movimentos, entidades e outras organizações estão apoiando e fornecendo abrigo para acolher e fazer com que essa desigualdade enraizada diminua. Sobre isso, a Superintendente da Mulher do Estado de Alagoas, Elida Miranda, fala que: “Este tema é muito relevante, pois lutamos pelos direitos das mulheres o ano inteiro, isso porque quando falamos sobre a vida não é só o “Estar Viva”, mas sim, a dignidade de vida da mulher. A certeza que não vai sofrer violências e ter com as condições de produzir e viver. Em especial, é importante darmos às mãos para fortalecer e estimular a produção e renda sustentável das nossas marisqueiras”.

O Campeonato Mundaú Estilo Livre é promovido pelo Coletivo Nois Q Faiz através da Batalha Marginal, que desde 2012 vem gerando ocupação nos espaços públicos e incentivando a arte nos jovens das nossas comunidades. No domingo acontece a abertura do campeonato e a primeira etapa classificatória. Diego Verdino, membro do Coletivo Nois Q Faiz e produtor da Batalha Marginal, salienta que: “O Hip-hop trabalha questões muito importantes em diálogo com a juventude local, que seria ocupação dos espaços públicos para fomentar a arte de forma dinâmica, ajudando a impulsar ideias positivas, gerando visibilidade e, principalmente, o respeito e a integração dentro das comunidades.”

Divulgação

Campeonato Mundáu Estilo Livre

Sobre a ação promovida na Lagoa Mundaú, a ativista de movimentos sociais e coordenadora do Movimento de Mulheres Olga Benário em Alagoas, Lenilda Luna, destaca: “esse projeto cultural é fundamental porque atende a uma parte da cidade onde as condições de vida são muito precárias, principalmente para as mulheres. Criar esse cultural entre a comunidade e principalmente entre as mulheres é muito importante para que elas se fortaleçam, criem vínculos e possam dar visibilidade às suas lutas”.

Texto produzido por Pei Shung Fon, Relações Públicas do Bureau de Comunicação Comunitária da UFAL, sob orientação da professora Manuela Callou e adjunta Keka Rabelo e em parceria do GT Movimento dos Povos das Lagoas, dentro do Projeto de emenda parlamentar Memória e Produção em Territórios Culturais/AL  (Consciência Lunga e Mundaú Lagoa Aberta) – Realização Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Movimento Povos das Lagoas, Termo de fomento n. 929345/2022 proposto pelo Gabinete do Deputado Paulão através da Secretaria de Diversidade Cultural – Ministério do Turismo e Ministério da Cultura.

Divulgação

Campeonato Mundáu Estilo Livre.

PROGRAMAÇÃO:
14 horas
– Roda de diálogo Direito das Mulheres com diversas instituições e coletivos da sociedade civil
– Projeto Arteiro/Erê
– Capoeira Engenho Velho
15 horas
– Batalha Marginal com o Campeonato Mundaú Estilo Livre
 – Dj Carlos PXT
– GUEDXS
Contato comunicação: 82 98849 2085
SERVIÇO:
32ª edição Mundaú Lagoa Aberta – Em Defesa da Vida das Mulheres
Data: 05 de março
Horário: 14h
Concentração: Monumento ao Milênio – Vergel do Lago
Mais informações através das redes sociais:
Instagram : @povosdaslagoas
Facebook: Movlagoas

YouTube: TV Beira da Lagoa

Veja Mais

Deixe um comentário