Após a explosão no depósito de fogos de artifício clandestino, na tarde desta segunda-feira, 06, no bairro de Guaxuma, o Corpo de Bombeiros confirmou que um homem de aproximadamente 25 anos ficou ferido.
De acordo com dados da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, quando as unidades chegaram ao local encontraram uma pessoa ferida na área externa do depósito com queimaduras de primeiro grau nas pernas.
O homem foi atendido de imediato, mas deixou o local para buscar atendimento por conta própria. Acredita-se que ele era funcionário do depósito. O Corpo de Bombeiros segue no local realizando o combate ao incêndio.
Por volta das 13h30, maceioenses relataram um barulho alto e tremores de terra em bairros circunvizinhos. Depois disso, diversos vídeos começaram a circular em grupos de aplicativo de mensagem mostrando uma fumaça densa oriunda de uma mata, entre os bairros do Benedito Bentes e Guaxuma.
Os órgãos oficiais foram avisados 15 minutos após os relatos de testemunhas e enviaram as unidades de salvamento e resgate. O Corpo de Bombeiros mobilizou três guarnições com 22 militares, e o Samu, duas ambulâncias. Dois helicópteros de resgate também foram enviados à ocorrência.
Investigação Policial
A Polícia Civil está no local e já deu início as investigações. Ainda há dúvidas se o local funcionava apenas como depósito de fogos de artifícios ou era usado para a fabricação de explosivos. Sabe-se que no momento da explosão quatro contêineres com material explosivo estavam armazenados no local e fragmentos foram encontrados espalhados pela região. Todos contêineres teriam explodido. “O responsável informou que trata-se de um depósito de fogos clandestino e não uma fábrica, o que não deixa de ser um delito. Ainda não sabemos quantas pessoas têm lá, sabemos apenas que é um depósito clandestino, sem autorização de funcionamento. O dono foi identificado, não será preso por enquanto, apenas prestará esclarecimentos ao delegado plantonista”, informou o delegado Robervaldo Davino, titular do 6º Distrito Policial.
No entanto, o Corpo de Bombeiros realizou uma avaliação prévia e apontou a possibilidade do local ser usado como fábrica de fogos de artifícios. “Há bastante fogo. A ocorrência era de uma explosão em uma fábrica. A princípio, a gente não sabia do que se tratava, mas a Central (193) nos informou que era uma fábrica de fogos de artifício clandestina. A explosão foi muito forte tanto que recebi vários vídeos e áudios da cidade inteira, onde foi possível escutar a explosão. Chegando aqui não estava pegando fogo somente a fábrica, mas todo ao redor. A vegetação está seca então pegou fogo muito fácil. Não tenho como precisar se é fábrica ou depósito e isto ficará a cargo da Policia Civil. Mas, havia sim material guardado, inclusive, ainda pegando fogo. Estamos fazendo o combate destas chamas e não tem previsão de término a ocorrência”, informou o Tenente Oliveira, CBM/AL.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o local não possuía licença nem laudo que liberasse o funcionamento. “O proprietário relatou que era uma instalação nova, que estava providenciando a documentação. Mas não há nada concreto de que eles tenham autorização”, disse à imprensa o subtenente do Corpo de Bombeiros, Aníbal.
Por volta das 16h, a fumaça ainda era intensa no local e pequenas explosões ainda eram ouvidas. Veja vídeo:
Por conta da explosão, o trânsito em bairros próximos apresentam congestionamentos. Equipes da Polícia Militar, da Oplit, da Defesa Civil e da SMTT também estão no local para os levantamentos cabíveis.
Confira nossa galeria de vídeos