Após articulação, em conjunto com a bancada federal alagoana, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), recebeu a confirmação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que a Operação Carro Pipa, suspensa há 4 meses, terá seu retorno garantido.
O anúncio foi feito pelo próprio ministro, Waldez Góes, ao presidente da AMA, Hugo Wanderley, durante reunião no gabinete do ministro realizada na última quarta-feira (08). A suspensão do programa afeta, em Alagoas, a 150 mil pessoas em 37 municípios, segundo levantamento da associação.
O anúncio coincide com o decreto de Situação de Emergência feito pelo governo de Alagoas para 24 municípios devido a longa estiagem.
Estiagem: Governo de Alagoas decreta Situação de Emergência em 24 municípios
Segundo o ministro Waldez, tão logo os decretos municipais sejam validados pelo Estado de Alagoas, o retorno será autorizado imediatamente.
“Foi uma reunião importante para atender as demandas dos alagoanos, principalmente dos mais necessitados. Tratamos da Operação Carro Pipa, pois muitos municípios estão requerendo junto à Defesa Civil que decretemos situação de emergência, e a gente pode retornar com a operação após análise dos decretos, por meio da Defesa Civil”, destacou Góes.
O ministro também informou que o Governo Federal deve lançar, em junho, o Programa Água para Todos, que, assim como o Programa Água Doce, visa garantir segurança hídrica para o semiárido nordestino.
Participaram da reunião também o deputado federal Isnaldo Bulhões, o secretário nacional de Defesa Civil, Cel PM Renato Newtow Ramlow e o vice-prefeito de Delmiro Gouveia, Valdo Sandes.