A informação que circula no WhatsApp de que parte da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, na orla de Cruz das Almas, teria desabado de novo, nesta terça-feira (21), é falsa. A imagem, na verdade, é de 2018.
A foto foi tirada de contexto e mostra o tempo chuvoso e uma cratera que atingiu a ciclovia e parte da pista da avenida. A imagem é encaminhada com um alerta: “Pessoal acabei de passar, cuidado que caiu Dnv (sic)”, diz a legenda.
A Defesa Civil de Maceió e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informaram que não houve ocorrência recente no local.
O que é mentira?
É falsa a informação de que uma nova cratera se abriu na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes ou que tenha sido recente a fotografia compartilhada. A Defesa Civil de Maceió informou, nesta terça-feira (21), que não houve registro de desabamento na orla de Cruz das Almas.
A SMTT, que seria acionada para interdição da via, também negou ocorrência desse tipo. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) confirmou que se trata de desinformação.
O que é verdade, então?
A fotografia foi de 2018 quando um forte temporal atingiu Maceió. Inclusive, a imagem pode ser encontrada em matérias do dia 3 de março de 2018, há cinco anos. A imagem falsa chegou a circular também em 2022 e foi checada pelo Maceió Contra o Fake.
Apesar das chuvas intensas registradas na capital, quem passou nesta terça-feira (21) pelo local, percebeu que a via segue normal.
Confira fotos tiradas hoje no mesmo local: