A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou mais um caso de meningite em Maceió. O diagnóstico de que uma aluna, de 5 anos, de uma escola particular, situada no bairro do Farol, estava com a doença foi divulgado na quarta-feira, 29.
Por meio de nota, a SMS informou que adotou todas as medidas de vigilância assim que tomou conhecimento do caso, ainda na última segunda-feira (27). A profilaxia dos contatos mais próximos e prolongados foi realizada bem com a administração de medicamentos e monitoramento das pessoas que tiveram contato com os pacientes.
Técnicos da SMS estiveram na escola para realizar orientações e tranquilizar professores e alunos.
A criança foi diagnosticada com o tipo meningococcica do tipo C, que pode ser prevenida com vacina.
Ao todo, Maceió registra desde o início deste ano nove casos de meningite, sendo dois de meningite meningocócica, dois meningite por pneumococo e cinco Meningites não especificadas.
O que é meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.
Os sintomas consistem em febre, mal-estar, vômitos, náuseas, dor de cabeça e rigidez na nuca, a ponto do paciente não conseguir encostar o queixo no peito. Em caso de meningococcal, a doença também pode provocar manchas vermelhas pelo corpo.
A vacinação é a principal forma de prevenção para as principais causas da meningite bacteriana. As vacinas meningocócica C, pneumocócica 10-valente (Conjugada) e pentavalente estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município em qualquer época do ano, e não é necessário esperar a campanha nacional para realizar a imunização.
Nota SMS
A Secretaria de Saúde de Maceió informa que em 2023 foram notificados 9 casos de meningite, sendo 2 de meningite meningococemia, 2 meningite por pneumococo e 5 Meningites não especificadas.
Logo que tomou conhecimento do novo caso, a SMS adotou todas as medidas de Vigilância em tempo oportuno, como a profilaxia dos contatos mais próximos e prolongados, com administração de medicação, assim como o monitoramento dos contatos com o caso confirmado.