Nessa quinta-feira (30), um restaurante localizado no bairro Itapuã, em Arapiraca, Agreste de Alagoas, foi autuado pela terceira vez, pelo crime de furto de energia. O dono do estabelecimento já havia sido cometendo a mesma ilegalidade em outros dois negócios que possui, um açougue e um criatório de camarão.
Segundo as equipes de inspeção, o restaurante estava utilizando mais de 30% da capacidade do transformador que atende cerca de 90 clientes, que sofriam com constantes oscilações e interrupções de energia ocasionadas pelo furto de energia. O local já havia sido autuado pela prática criminosa em 2020 e 2021.
LEIA TAMBÉM: Criação de camarão é autuada por furto de energia na zona rural de Arapiraca
De acordo com levantamentos feitos pela Equatorial Alagoas os prejuízos causados pelos furtos de energia nas três unidades somam o montante de R$ 250 mil, valor que daria para atender mais de quatro mil residências durante um mês inteiro.
A empresa ressalta que além dos riscos de acidentes e da sobrecarga no sistema elétrico, as ligações clandestinas causam prejuízos para a concessionária e ao consumidor, pois as perdas geradas pelo furto e fraude de energia são repassadas aos consumidores, conforme estabelece a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, afirmou o gerente.
Denúncia
Quem testemunhar a prática criminosa pode denuncia à companhia de energia elétrica, sem se identificar, pelo site https://al.equatorialenergia.com.br/, informando o endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência, com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso ou pela Central de Atendimento da Equatorial pelo 0800 082 0196.