Nesta sexta-feira (31), o prefeito Marcelo Beltrão, acompanhado do secretário de Saúde, Pedro Madeiro, acompanhou a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório do Ifal – Campus Coruripe e trouxe como tema para 2023: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia.
A partir do encontro, políticas públicas podem ser implementadas e outras melhoradas para atender a população.
“A realização da conferência é de extrema importância para discutir políticas públicas de saúde, que tem avançado muito. Como por exemplo: a implantação do Laboratório Municipal, que nos últimos dois meses zerou a fila de exames, com a realização de um mutirão e as cirurgias oftalmológicas, que serão realizadas todos os meses. Além do Hospital da Pindorama e os investimentos no Centro de Especialidades Médicas. Então, é a partir das discussões que podemos melhorar todas as ações em prol dos coruripenses. Com a realização da conferência ouvimos também os usuários”, explicou Marcelo Beltrão sobre a importância do evento.
Nesta etapa, que antecede a Conferência Estadual e Federal, os presentes participaram da construção coletiva da saúde pública. “A partir dos eixos propostos, todos os presentes discutiram o que é melhor para a saúde pública de Coruripe. Todo o processo é uma construção coletiva, onde os profissionais da saúde e os usuários colocam suas sugestões. E na plenária, os presentes escolhem o que merece atenção para melhor atender a população”, acrescentou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aparecida Ramalho.
Em 2023 foram discutidos cinco eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS; Vida e a Democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
“Hoje analisamos a saúde pública. Discutimos os avanços, o que precisamos melhorar e o que devemos implantar nos próximos anos. A construção das propostas deve acontecer com a presença do povo, o maior interessado. Escolhemos os quatro delegados que serão os responsáveis no mês de junho em levar as nossas propostas para debater na Conferência Estadual. E, quem sabe, nossas propostas possam ser aceitas e acabem na pauta da Conferência Nacional. Um dia muito proveitoso em que a população coruripense participou ativamente do planejamento da saúde pública. Todos estão de parabéns pela realização e participação da 8ª Conferência Municipal de Saúde”, encerrou o secretário de Saúde Pedro Madeiro.