Novo modelo de mensagem de texto será enviado para população em caso de alerta de chuvas

Para se cadastrar no sistema de alerta, população deve enviar o CEP por mensagem de texto para o número 40199. Foto: Ascom Defesa Civil

A Defesa Civil de Maceió inicia a operação de um novo modelo de envio de mensagens com avisos e alertas em caso de riscos de desastres, que atualmente são enviadas aos cidadãos em forma de mensagem de texto (SMS).

Uma mensagem, em forma de teste, está sendo enviada para toda a população que já está cadastrada para receber os alertas, informando que, a partir desta data as mensagens vão aparecer na tela do celular de forma sobreposta e destacada de outros conteúdos.

“A imagem sobreposta necessita de ação do usuário para ser fechada. O objetivo é aumentar o potencial de prevenção de riscos e impactos de situações de emergência, e fazer com que a população esteja mais atenta a esses alertas”, explica o meteorologista da Defesa Civil de Maceió, Hugo Carvalho.

A nova funcionalidade será ativada, em exercício-piloto, somente para os alertas encaminhados pela Defesa Civil classificados como graves. O cidadão interessado em receber as mensagens, precisa informar o CEP da sua residência para o número 40199, de forma gratuita.

Em operação desde 2017, a Solução de Notificação de alertas via SMS (telefonia móvel) tem hoje mais de 9 milhões de usuários cadastrados em todo o Brasil e, em Maceió, mais de 53 mil usuários.

Alertas via WhatsApp e Telegram

Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.

No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento. Em todas as ferramentas disponíveis o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil em caso de fortes chuvas e/ou inundações.

Evolução do SMS para Cellbroadcasting

Está prevista para dezembro de 2023, uma nova evolução da tecnologia para uma modalidade de alertas via cell broadcasting, que conta com melhorias significativas.

Uma delas é a não dependência de cadastro prévio dos consumidores, além do alcance instantâneo dos celulares das pessoas que estiverem, naquele momento, encampados nas antenas de telefonia da região em risco (geolocalização). Haverá também o disparo de alarme com aviso sonoro, mesmo quando o celular estiver em modo silencioso e a sobreposição da mensagem de alerta na tela do aparelho celular, independentemente do conteúdo que estiver em uso.

As constantes evoluções nas Soluções de Notificações de Alertas à população contribuem para aumentar a eficiência dos órgãos competentes na prevenção de riscos de desastres à população.

O objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

Legislação

A obrigação das prestadoras de transmitir gratuitamente mensagens de alertas de desastres dos órgãos de Defesa Civil à população foi estabelecida pelo art. 15-B da Lei Federal nº 12.340/2010.

Atualmente, o assunto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em conjunto com as prestadoras de telefonia móvel e de TV por Assinatura, seus institutos de representação, Conexis e ABTA e órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Mais informações sobre alertas de desastres estão disponíveis na página da Anatel em: Notificação de Alertas de Desastres — Português (Brasil) (www.gov.br)

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário