Uma quadrilha acusada de praticar golpes financeiros contra idosos foi desarticulada e quatro pessoas acabaram presas (três em Alagoas e uma em Petrolina/PE) durante a operação da Gerência de Inteligência Policial (Ginpol), da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), realizada nos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Paraíba.
De acordo com as informações, o grupo criminoso priorizava as ações nos últimos dias do mês, quando os aposentados recebiam uma quantia de dinheiro visada pela quadrilha. Eles se aproveitavam da maior movimentação de idosos e pessoas com pouca instrução nos caixas eletrônicos e agências bancárias para praticar algumas modalidades de golpes, sempre lesando as vítimas financeiramente.
Segundo detalhes, no local, a quadrilha descobria senha das vítimas e promovia a troca de cartão para, com isso, utilizar maquinetas de propriedade do grupo para transferir altos valores. Além das prisões, o equipamento utilizado pelos golpistas também foi apreendido pela polícia.
As investigações também descobriram que o grupo monitorava as vítimas e aguardavam aquelas que iriam realizar saques para, no momento da retirada do dinheiro, distraí-las e retirar o dinheiro na “boca do caixa”.
Ver essa foto no Instagram
As autoridades estimam que mais de 50 pessoas teriam sido alvo do grupo criminoso desde o final do ano passado. A grande maioria das vítimas são idosos.
Em Alagoas, os casos foram registrados nas cidades de União dos Palmares, Viçosa, Atalaia, Arapiraca e Palmeira dos Índios.
Todos presos estão à disposição da Justiça.