Um adolescente de 14 anos foi apreendido, na manhã desta quinta-feira (13), em uma escola em Penedo, no interior de Alagoas, após criar uma página em uma rede social com ameaças de ataques à escolas da rede pública.
Nas publicações, o jovem anunciava que no dia 20 de abril iria ocorrer um massacre nas escolas Barão do Penedo, Comendador José da Silva Peixoto e João Valeriano.
De acordo com o delegado responsável pela apreensão, Rômulo Andrade, na última terça-feira (11) começaram a circular em grupos de WhatsApp os prints do perfil do Instagram com as ameaças e rapidamente a Polícia Civil se mobilizou para localizar de onde estava partindo as ameaças.
“Assim que recebemos os prints iniciamos uma investigação com o apoio da Delegacia de Crimes Cibernéticos da Deic e localizamos o autor dessas ameaças”, detalhou o delegado.
Em depoimento, o adolescente confessou que criou a página e afirmou que fez isso após uma pessoa que ele conheceu pela internet oferecer dinheiro para que ele criasse a página e publicasse as ameaças. Agora o jovem vai responder a ato infracional análogo ao crime de ameaça e apologia ao crime.
“O jovem está apreendido na delegacia e vai amanhã vai passar por audiência de custódia junto ao Ministério Público e o juiz da vara da infância”, explicou Andrade.
Os equipamentos eletrônicos usados pelo menor foram apreendidos e passarão por perícia. O delegado Rômulo Andrade disse ainda que o fato mostra que “a internet não é terra sem lei e que quem pensa que pode usá-la para cometer crimes sem ser punido está engando”.
Andrade ressaltou que é importante que a sociedade se tranquilize, pois infelizmente existem pessoas que estão se utilizando desse momento para espalhar o caos e causar pânico, assim como nesse caso.
O adolescente foi apreendido e encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Penedo para adoção dos procedimentos cabíveis.
Leia também:
Polícia Civil apreende mais dois adolescentes por ameaças a escolas
Adolescentes que ameaçaram massacre a escolas alegam que vídeo era “brincadeira”
Vídeo: PC identifica autores de ameaças de ataque à escola estadual
Após supostas ameaças, prefeitura suspende aulas em escolas municipais por três dias
Forças policiais intensificam ações e visitas a escolas em todo o estado