Com o propósito de fortalecer a segurança nas escolas da rede municipal de Coruripe, a secretária de Educação, Cintya Alves, se reuniu nesta quinta-feira (13), com o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Wagner Coutinho. Na pauta, parcerias que vão desde o reforço policial, capacitações e a criação de uma equipe multidisciplinar.
De acordo com a secretária Cintya Alves, o encontro foi para discutir parcerias que buscam capacitar os servidores da educação contra um possível ato, além de outras pautas que buscam dar mais segurança à comunidade escolar.
“Hoje nos reunimos com os comandantes, o coronel Wagner Coutinho do 11º BPM e o capitão Jércyo Teixeira, da 2ª Companhia Independente. Discutimos várias pautas relacionadas ao fortalecimento da segurança, como uma série de capacitações envolvendo defesa pessoal, simulados de evacuação e como proceder em um possível caso de atentado. Além da criação de uma equipe multidisciplinar envolvendo a Polícia Militar, psicólogos, assistentes sociais e professores. Tudo que as forças de segurança sugeriram vamos colocar em prática. O momento é de união. Além disso, já selamos parcerias com a iniciativa privada para cursos e investimentos em segurança, com sistema de câmeras, rastreamento de veículos e sistema de identificação facial”, explicou a secretária.
O comandante do 11º BPM afirmou que o momento é de integração. “Este momento é de integração, somar. Já estamos cientes dos investimentos que o município começou a fazer em segurança. Então, estamos aqui nesta reunião para fortalecer. Vamos ajudar no treinamento dos servidores com defesa pessoal, simulados de evacuação, como proceder em um possível caso de atentado, se proteger, fazer barricadas e como realizar uma abordagem segura. Além de uma equipe multidisciplinar para percorrer as escolas e conversar com pais e alunos, com policiais, psicólogos e assistentes sociais. Vamos trabalhar de mãos dadas para tranquilizar os pais e servidores, fortalecer a política de segurança das escolas de Coruripe”, enfatizou.
Medidas que serão adotadas pelo poder público
Por ordem do prefeito Marcelo Beltrão, várias medidas já estão sendo colocadas em prática, para fortalecer a segurança nas escolas do município.
– Sistema de monitoramento no interior e exterior das escolas. Além de sensor de movimento e câmeras de alta resolução e alcance nas áreas externas;
– Detector de metais nas portarias das escolas;
– Reconhecimento facial nas entradas para alunos e servidores;
– Ônibus escolar com câmeras e rastreamento de rota via satélite;
– Botão antipânico nas escolas;
– Capacitação de servidores contra possíveis atentados;
– Criação de equipe multidisciplinar (Polícia Militar, psicólogo e assistente social);
– Central de videomonitoramento.
“Não vamos poupar esforços no que diz respeito a política de segurança de toda a comunidade escolar de Coruripe. Estamos seguindo orientação do prefeito Marcelo Beltrão e também das forças de segurança do nosso estado. O momento requer união, pais, servidores e o poder público”, encerrou a secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves.