Mais de três mil famílias indígenas e quilombolas de Alagoas estão deixando de receber descontos de até 100% na conta de energia porque ainda não solicitaram o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
Em Alagoas, já são mais de 500 mil famílias beneficiadas pelo desconto na Tarifa Social, concedido pelo Governo Federal à clientes considerados baixa renda. Entre eles, 6.436 são indígenas e quilombolas. Um levantamento realizado pela Distribuidora mostra que cerca de 290 mil famílias estão deixando de receber o benefício porque ainda não realizaram o cadastro na concessionária de energia. Desse total, mais 3.600 famílias indígenas e quilombolas são potenciais beneficiárias.
“Nosso objetivo é cadastrar o maior número possível de clientes no programa, pois, sabemos o quanto esse desconto faz a diferença na vida daqueles que mais precisam. Por isso, temos realizado uma grande busca ativa em todo estado para identificar as famílias que possuem direito ao benefício, inclusive, promovendo o cadastro dessas famílias através dos mutirões de serviços ‘Pelo Cliente Todo Dia’, que são realizados dentro dos municípios e nas comunidades indígenas e quilombolas”, explica a gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Luciana Carmo.
Como conseguir desconto na conta de energia
Para ter acesso ao benefício, é preciso estar inscrito e com todos os dados atualizados junto ao Cadastro Único (CadÚnico), inclusive o Número de Identificação Social (NIS). Além disso, também é necessário ter renda igual ou menor a meio salário mínimo por pessoa da família, ou possuir, entre seus moradores, alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os indígenas que não possuírem RG ou CPF, podem apresentar o RANI – Registro Administrativo de Nascimento Indígena.
Quem ainda não é inscrito na Tarifa Social e já tem o NIS atualizado pode fazer a solicitação à Equatorial sem sair de casa, pelo telefone 0800 082 0196 ou por mensagem de texto no WhatsApp (82) 2126-9200, por meio da assistente virtual Clara, exceto para os casos que são necessários apresentar laudo médico.
Os clientes também podem requerer o benefício pelo site da Distribuidora: al.equatorialenergia.com.br ou se dirigir a uma das agências de atendimento presencial da concessionária.
O cadastro também pode ser feito através do atendimento porta a porta, junto aos leituristas, agentes de campo e agentes comerciais, devidamente identificados com uniforme e crachá a serviço da empresa estão em diversos bairros da capital e do interior efetuando a inscrição na baixa renda. Se o cliente estiver com o NIS atualizado, o desconto já é aplicado na próxima fatura de energia.
Confira abaixo a documentação necessária:
• CPF;
• Identidade ou Registro Administrativo de Nascimento do Indígena (RANI) para as famílias indígenas;
• Número de Identificação Social (NIS);
• Caso possua o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social – BPC, informar o número do benefício;
• informar a conta contrato da conta de energia.