A direção do Hospital Geral do Estado (HGE) abriu sindicância para apurar o caso de erro médico que causou a amputação de uma das pernas de uma idosa de 73 anos, durante uma cirurgia realizada na última sexta-feira, 21, na unidade hospitalar.
O diretor médico do HGE, Rodrigo Melo, explicou que a paciente deu entrada na unidade hospitalar com uma fratura do tornozelo e aguardava desde o dia 19 deste mês por uma cirurgia de correção. No entanto, descobriu-se apenas ao final da cirurgia que a idosa foi submetida a um procedimento médico errôneo.
“A paciente chegou com uma fratura no tornozelo e desde o dia 19 ela estava aguardando no mapa para fazer uma cirurgia de correção de uma fratura. Na verdade aconteceu uma cirurgia de amputação na coxa da paciente. No pós-procedimento, ainda no bloco cirúrgico, a médica foi informada que foi realizado um procedimento errado na paciente.”, informou o gestor em entrevista à TV Pajuçara.
Após ser constatado o erro médico, toda equipe responsável pelo procedimento cirúrgico, entre enfermeiros, anestesista e médicos, foi afastada das funções. “Assim que a gente soube, tentamos entender a situação e abrimos uma sindicância para avaliar o que de verdade aconteceu. Imediatamente afastamos a equipe para investigar a situação mais a fundo. Também acionamos as equipes de assistência social e psicologia para dar assistência a paciente com o intuito de minimizar um dano que a gente sabe que é um dano irreparável neste momento. Fomos pegos de surpresa, pois temos protocolos de cirurgia segura que faz a gente identificar o paciente antes de uma cirurgia bem como o membro que será operado. Tudo isso para não ocorrer uma situação como esta. Estão estamos investigando o que aconteceu”, disse Rodrigo Melo.
A idosa segue internada no HGE recebendo medicação até que esteja apta a receber alta médica. Ele deve continuar sendo acompanhada por enfermeiros e psicólogos em regime de Home Care.
NOTA OFICIAL DO HGE
A direção do Hospital Geral do Estado vem a público informar que foi aberta sindicância para apurar as circunstâncias que levaram ao erro médico em uma cirurgia realizada nesta sexta-feira (21), que causou a amputação da perna de uma paciente. Para preservá-la, não será divulgado seu nome.
A Secretaria de Estado da Saúde lamenta profundamente o ocorrido e informa que já está prestando toda a assistência necessária à paciente e à família. A direção já afastou toda a equipe médica envolvida para apuração rigorosa do acontecido.